Dia do Bibliotecário: o profissional que facilita o acesso ao conhecimento
Ele está presente em nossas vidas desde a educação básica. Nos ensinou a cuidar dos livros, nos auxiliou na busca por mais conhecimento e nos ajudou, na prática, a entender como o alfabeto é organizado em volumes nas prateleiras. Neste domingo, 12 de março, é comemorado o Dia do Bibliotecário, cuja importância vai muito além de apenas manter uma biblioteca em ordem.
O dia foi marcado em homenagem ao primeiro bibliotecário concursado do país, Manuel Bastos Tigre – data que homenageia aqueles que, além de gerenciar informações, realizam catalogação, armazenamento dos livros e ainda orientam quem está em busca de conhecimento.
Na Universidade Federal do Tocantins (UFT), os cinco câmpus possuem bibliotecas. E há um total de nove bibliotecários responsáveis por fazer a classificação, organização, o trabalho de conservação e divulgação dos acervos.
Nas Bibliotecas da UFT, os profissionais são responsáveis por setores diferenciados; há os bibliotecários de circulação e referência, os de aquisição e seleção, e os de processamento técnico de livros e materiais especiais como monografias, CDs, DVDs, entre outros.
Para a bibliotecária Biblioteca do Câmpus de Palmas, Emanuele Pimentel, para além dos bibliotecas (que por sua vez podem ser de várias formas: universitárias, comunitárias, particulares, infantis, hospitalares, especializadas e para cada tipo uma forma de atuação), podemos também trabalhar como agentes culturais, em arquivos e centros de documentação, em ambientes tecnológicos na criação e manutenção de acervos digitais, etc. Ou seja: onde tiver informação e pessoas que necessitam dela, estaremos lá!”, destacou.
Redes Sociais