Página inicial > Últimas Notícias > Tema da redação do Vestibular UFT/UFNT 2023/2 propõe reflexão sobre o individualismo na sociedade brasileira
Vestibular 2023/2

Por Joice Danielle Nascimento | Publicado: Domingo, 30 de Abril de 2023, 16h37 | Última atualização em Domingo, 30 de Abril de 2023, 16h40

O Vestibular da UFT/UFNT 2023/2 é realizado neste domingo, 30 de abril, nas cidades de Palmas, Araguaína, Arraias, Miracema, Porto Nacional, Gurupi e Tocantinópolis. As provas, que vão garantir o ingresso dos estudantes nas duas universidades no segundo semestre de 2023, são realizadas nos períodos da manhã e tarde. Nesta manhã, das 8h às 12h, os mais de 8 mil estudantes inscritos no processo seletivo realizaram as provas de Linguagens e Códigos, Matemática e Redação. A redação, prova que sempre causa grandes expectativas nos estudantes, de modo geral, propôs uma discussão sobre o individualismo no contexto das relações interpessoais.
O tema, “Individualismo e seus reflexos nas relações interpessoais na sociedade brasileira”, foi bem avaliado pelos estudantes. Maria Luisa Hipólito, que veio de Goiânia para prestar o Vestibular da UFT para o curso de Medicina no Câmpus de Palmas, destaca que as discussões suscitadas pela tanto pela prova de Linguagens quanto pela redação, despertam o pensamento crítico dos estudantes “Eu gosto bastante do modelo da prova, porque desperta o pensamento do aluno, principalmente nessa redação desta vez, falando sobre individualidade, fazendo a gente pensar sobre a sociedade e sobre a relação com as outras pessoas. Eu acho que é muito importante para a construção do indivíduo a gente pensar na sociedade, no outro e foi isso que a prova da UFT trouxe para a gente”.
Carolina Ferreira de Morais, que é de Palmas é está prestando vestibular para Direito, também gostou da prova e, principalmente, das obras escolhidas para embasar a prova de Linguagens: “Eu achei o tema da redação muito interessante. É um tema que está em alta e cada vez mais em ascensão e a gente está falando cada vez mais sobre ele. Então foi um tema muito gostoso de escrever, fluiu muito bem a redação, tanto a redação como as questões também, as obras foram muito bem escolhidas, principalmente a do Tião, que é uma pessoa que eu admiro muito. E minhas expectativas estão boas principalmente para essa etapa da manhã, não sei como vai estar a tarde, mas de manhã foi bem interessante”.

Já Rosa Maria Gomes, que também é de Palmas e está prestando vestibular para o curso de Engenharia Elétrica, se identificou com a prova de Matemática: " Tanto em Linguagens como em Língua Estrangeira eu achei bem difícil. Espero que essa minha percepção sobre essa parte da prova  esteja bastante errada e que eu tenha me saído melhor do que eu imagino, porque achei a a prova de Linguagens bem complicada.  Já a parte de matemática eu não achei tão difícil assim, porque são conteúdos cobrados  e que a gente vê desde o segundo ano do ensino médio, então são conteúdos não tão difíceis. Em resumo, achei a prova de matemática bem tranquila".
Porém, infelizmente, também tiveram algumas histórias trágicas como a do vestibulando José Mendonça. Ele, que é de Tabocão, município que fica a aproximadamente 200km de Palmas, perdeu o documento de identidade poucos minutos antes do fechamento dos portões, o que o impediu de participar da primeira etapa da prova. “Eu cheguei na UFT com meus documentos e canetas todos em ordem e às 7h eu estava em frente ao meu Bloco de prova, que era o D. Quando fui conferir minhas coisas, realmente percebi que a minha identidade não estava mais comigo. Então eu fiquei até as 8h procurando a identidade e não encontrei de jeito nenhum. De repente, às 8h13 uma moça encontrou minha identidade, mas aí eu já não podia mais fazer a prova, mas pelo menos, ninguém vai mais financiar um carro no meu nome”, conta o estudante em um tom bem humorado.
No período da tarde, os estudantes vão realizar as provas de Ciências Humanas e suas tecnologias e Ciências Biológicas e suas tecnologias.

marcador(es): Palmas,Home,Vestibular 2023/2