Estudantes da UFT participam da primeira aula do curso prático de execução de obra com painéis de EPS
No último sábado, 03 de junho, estudantes dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo da UFT, juntamente com estudantes da Universidade Norte do Paraná (Unopar) e do Centro de Ensino Superior de Palmas (CESUP), participaram do primeiro módulo prático do curso de execução de obra em Painel Monolítico de EPS. A atividade prática, que foi coordenada pelos professores do Curso de Engenharia Civil da UFT, Bibiana Ribeiro e Bruno Carrilho, foi realizada no Câmpus de Palmas, na área da Unidade Modelo de Produção Animal, do projeto de extensão Assistência técnica a pequenos produtores de alimentos regionais.
O curso, organizado pelos dois professores, juntamente com os alunos da Liga de Construção Civil (LIACC - UFT) e o empresário da Rubens Machado, proprietário da Fortlajes e da Isonorte EPS, empresa que disponibilizou todo o material para a realização da aula, tem como objetivo capacitar os participantes para projetar e executar edificações utilizando o sistema de paredes em painéis de EPS. Os painéis monolíticos de EPS são placas de poliestireno expandido (isopor), sustentadas por malhas de aço leve interligadas por barras de aço. Essa tecnologia tem como principais vantagens o baixo peso, geração de menos resíduos, mais rapidez de edificação em relação ao sistema convencional de concreto armado e a baixa condutividade térmica, o que proporciona maior conforto térmico às construções.
Além da aula do último sábado, o curso terá mais duas aulas práticas e uma teórica e será complementado com visitas técnicas. Para o professor Bruno Carrilho, o curso é uma ótima oportunidade dos estudantes estarem preparados para trabalhar com uma tecnologia que vem conquistando o mercado. “Além dos alunos aprenderem a executar esse tipo de tecnologia também poderão realizar experimentos na edificação, como o controle de temperatura, conforto acústico, durabilidade, entre outros. Assim, os alunos estarão sintonizados com novas tecnologias que estão sendo inseridas no mercado”, ressaltou o professor.
A professora Bibiana também destacou as vantagens da utilização dos painéis de EPS nos sistemas construtivos e ressaltou que o curso é importante para viabilizar o uso desse material no Tocantins, visto que ainda há poucos profissionais que trabalham com a tecnologia no Estado. “Essa atividade é importante para a disseminação sobre o sistema construtivo utilizando EPS, ainda pouco utilizado na região por falta de pessoas capacitadas a projetar e a executar obras no sistema. O sistema possui vantagens sobre a alvenaria, como conforto térmico e acústico, rapidez na execução, menor desperdício de materiais, entre outros” reforçou a professora.
Rubens Machado, dono da Isonorte, primeira fábrica de produção EPS do Tocantins, acompanhou de perto a primeira aula do curso e destacou a importância da parceria com a UFT na difusão de novas tecnologias da área da construção civil na região. “O Tocantins ainda é um estado muito conservador no que diz respeito a sistemas construtivos e nós temos um problema que é a questão do aquecimento das construções por causa do calor e o sistema construtivo monolítico de EPS, além de trazer barateamento de cerca de 22% para as obras ainda proporciona conforto térmico. Essa parceria é muito positiva porque a UFT é uma Universidade que forma bons profissionais e eles estarão capacitados para atuar com os painéis de EPS no estado”, pontuou o empresário.
Redes Sociais