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Geografia

Estudantes do Câmpus de Porto Nacional participam de aula de campo em Lajeado (TO)

Por Glenda Barros | Fotos: Rosane Balsan | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quarta, 06 de Setembro de 2023, 17h10 | Última atualização em Quarta, 06 de Setembro de 2023, 17h10

No último sábado, 02 de setembro, estudantes dos cursos de Licenciatura e Mestrado em Geografia, do Câmpus de Porto Nacional, participaram de uma aula de campo no município de Lajeado (TO), onde conheceram pontos turísticos da cidade e tiveram contato com a população. Os estudantes visitaram o Sítio Arqueológico Caititu, o Projeto Artesanato Sustentável, o Ateliê Maria Elza Ceramista, o Balneário Ilha Verde e a praia fluvial de Lajeado.

A atividade de campo é vinculada às disciplinas de Geografia da População e Turismo e Patrimônio Cultural. Nela, os acadêmicos participaram de apresentações sobre o mapeamento dos sítios arqueológicos, a intervenção de conservação da arte rupestre do Sítio Caititu e sua formatação como atrativo turístico com a instalação da passarela e sinalização, com a supervisão da professora do curso de Licenciatura em Geografia Rosane Balsan e do técnico do IPHAN Rômulo Barreto de Negreiros.

“O trabalho de campo ainda é pouco difundido entre alguns docentes e afirmo que ele ajuda na divulgação e aprofundamento do conhecimento. Estudantes e professores têm oportunidade de ampliar a aprendizagem técnica e teórica ao compartilharem experiências, conhecimentos pessoais, equipamentos e estruturas das instituições e pessoas envolvidas”, ressalta a professora Rosane.

Gutemberg Alencar, aluno do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG) e professor conta que a experiência foi bastante relevante para seu desenvolvimento acadêmico e pessoal. “A visita que realizamos proporcionou uma oportunidade única para aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do curso em um contexto prático e real. Além disso, é relevante destacar a colaboração entre os estudantes de graduação e pós-graduação, pois dá significado ao aprendizado e promove uma compreensão mais profunda das realidades e desafios que as comunidades locais enfrentam. Essa interação entre teoria e prática é essencial para formar geógrafos comprometidos com a sustentabilidade e a preservação do patrimônio cultural".

Com dissertação sobre os incidentes aquáticos nas áreas balneares do Tocantins, o estudante Antônio Soares da Silva explanou para o grupo sobre seu trabalho, destacando que o estado possui uma vasta malha hídrica, com possibilidades para o estabelecimento de inúmeras praias e balneários. O trabalho visa mapear as 76 áreas balneares com mais concentração de público segundo o Corpo de Bombeiros, descrever os riscos de incidentes aquáticos presentes nelas e mensurar as implementações feitas pelos gestores das praias e balneários no sentido de mitigar esses riscos.

Ao final da aula, os estudantes produziram material audiovisual para a sistematização do trabalho de campo. Confira os trabalhos aqui e aqui.  

 

 

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