Chamada aberta para videoarte no projeto Caleidoscópio
Na era das imagens, precisamos sair do automatismo para tomar as imagens como pedagogias, dispositivos de criação. É assim que os frutos do intercâmbio que a fotógrafa e professora do colegiado de Pedagogia em Palmas, Amanda Leite, tem realizado junto ao curso de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense vem criando oportunidades importantes para que as atividades do Coletivo 50 graus: grupo de Pesquisa e Prática Fotográfica vinculado à UFT tenha protagonismo na cidade do Rio de Janeiro (RJ).
Marca potente dessas trocas é o Cine Arte Caleidoscópio: cotidiano em movimento, que está acontecendo no Centro Cultural dos Correios do Rio de Janeiro e conta com a pesquisa e a curadoria de Amanda Leite e Cota Azevedo. Na mostra, artistas, pesquisadores e membros do coletivo 50 graus apresentam obras em videoarte para problematizar pelo audiovisual as relações diárias com a cidade, a natureza, a religiosidade, as questões entre o humano e o não humano, questões de identidade e território em dinâmicas de criação com as tramas cotidianas.
A primeira etapa do Cine Arte é Revelações Cotidianas e reúne curtas de vinte artistas brasileiros em uma sessão com 1h de duração e pode ser vista gratuitamente no Centro Cultural Correios, na cidade do Rio de Janeiro, até 16 de dezembro, de terça-feira a sábado, das 12h às 19h.
Os integrantes do Coletivo 50 graus, Marco Gaiotto e Patrícia de Aquino estão participando com a obra A náusea continua e, ainda, Mariana Galli com a obra “Carnadura”. Abaixo os frames dos vídeos:
Inscrições para participação
A segunda etapa está com chamada aberta. Para participar da seleção, o artista terá que explorar a temática conceitual: Cotidiano em transformação. Ou seja, a seu modo, mantendo a sua linha de interesse, autoria e pesquisa, potencializar o processo criativo em torno do tema em uma proposta de videoarte experimental. Sua obra deverá ter até 5 minutos. Recomendamos que o arquivo esteja num formato suportado pelo youtube, como: MP4, MOV, MPEG4, AVI. Tamanho máximo de 500 Mb.
Envie sua obra para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com as seguintes informações:
Nome do(s) proponente(s)
Contato (Whatsapp)
Endereço eletrônico
Descritivo detalhado da obra, incluindo suas especificações.
Redes Sociais