Acadêmicos de Engenharia Ambiental fazem visita técnica a projetos em Lajeado
Com o objetivo de conhecer as inovações implementadas e ações dos projetos que estão alinhadas aos conceitos de sustentabilidade, reciclagem e economia circular, alunos do curso de Engenharia Ambiental, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), fizeram uma visita técnica ao antigo lixão de Lajeado e na sede dos projetos "Artesanato Sustentável" e "Cidade Limpa", ambos no município de Lajeado, no último dia 17 de novembro.
A visita ocorreu sob a coordenação do professor Thiago Bandeira e faz parte de ações complementares da disciplina de Caracterização Ambiental, com alunos do 2º e 3º períodos. Segundo o professor, o grupo pôde conhecer projetos ambientais desenvolvidos pela Prefeitura de Lajeado, sua infraestrutura, as iniciativas ambientais dos projetos, as ações ambientais na Praia do Segredo e o gerenciamento de resíduos sólidos no município.
Thiago destaca que ações como essas, são de suma importância para os acadêmicos, afinal, as aulas práticas os auxiliam a entender a teoria através da vivência. “Tendo em vista que o estímulo ao aluno é fundamental para a formação de bons profissionais, as aulas práticas contribuem de todas as formas para motivação. Além disso, visitas técnicas como essas são importantes ao contribuir para a sensibilização e conscientização de alunos sobre a importância de preservação do meio ambiente, e, dessa forma, aprofundar o olhar para questões de sustentabilidade na prática”, pontuou o professor.
Os alunos aprovaram a iniciativa, a exemplo da acadêmica Ingrid Martins Sena. Para ela, a visita foi de extrema importância para aprimorar na prática os ensinamentos que obtiveram em sala de aula: “Coletamos fotos dos problemas do local para caracterizar os impactos ambientais em um relatório. Depois, visitamos o local do projeto de reciclagem, ele é o único da região norte, onde nos foi apresentado o passo a passo e os materiais utilizados pra fazer novos produtos”.
A experiência, “permitiu vivenciar de forma real as consequências ambientais e sociais do descarte inadequado de resíduos, além de nos conscientizar sobre a importância da sustentabilidade e do consumo consciente”, complementou Ingrid .
Redes Sociais