Da Índia para a UFT: Professor da YogaLife Global traz ioga clássica indiana para o Cepic
A aula dessa quarta-feira (22) no projeto Yoga no Cepic, oferecida pelo Centro de Práticas Integrativas e Complementares da UFT (Cepic), foi orientada pela primeira vez pelo professor Vachas, membro da YogaLife Global, ele é natural da Índia, e visita Palmas pela primeira vez.
Professor Vachas
Professor Vachas é mestre em ioga e pratica há mais de dez anos. É formado pela YogaLife Global, que é uma organização sem fins lucrativos registrada pelo governo da Índia, em 1996, para promover a ioga clássico indiana em todos os países, e é vinculada ao primeiro centro de ioga do mundo: The Yoga Institute. Ele conta que veio ao Brasil para viver experiências regionais e praticar a ioga junto com os palmenses, além de ensinar gratuitamente sobre um método de se viver.
“A ioga é um assunto, é toda uma filosofia sobre mente, corpo e respiração. E quando essas três coisas trabalham juntos, isso se chama ioga. A ioga tem oito etapas, que começam a trabalhar o corpo interno, a mente, e o corpo externo. Mas, uma coisa muito importante para a vida comum é o Pranayama. É muito importante conectar todas as energias, conectar a mente com o corpo e viver com a energia em tudo, porque tudo tem energia, mas você precisa estar conectado. Essa é a importância da ioga.” comenta em sua língua original, inglês, traduzido livremente para o português.
Veio para o Cepic a convite do coordenador do projeto de extensão, professor Venícios Cassiano Linden, que também é membro da YogaLife Global, formado na escola "Yogalife Ashram Brasil".
Projeto de Extensão Yoga no Cepic
A ioga é uma das técnicas que integram a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde do SUS (PNPIC). É oferecida pelo Cepic em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão Cultura e Assuntos Comunitários (Proex). Atualmente atende à turma inscrita em abril de 2023, cujo público-alvo engloba estudantes, servidores e comunidade externa.
As práticas de ioga acontecem todas às quartas-feiras, das 17h30 às 18h30, na sala do projeto UFT em Movimento, no Bloco B, e será criada uma lista de espera para que novos praticantes ingressem posteriormente.
O professor explica sobre a importância de se praticar a ioga nos tempos contemporâneos: “O que concerne à ioga é trazer a realização do humano. É um método avançadíssimo de uma sociedade muito anterior a nós e a ioga não é uma prática físico, corpórea, simplesmente, ela é um sistema de organização social. Porque a gente dá mais ênfase no corpo por razões muito comerciais, infelizmente. Então essa é a capacidade técnica do ioga, de restabelecer a dissociação entre mente e corpo”.
Mais informações sobre o assunto, entrar em contato com o Cepic pelos contatos:
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: 3229-4528
Redes Sociais