Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Curso de Pedagogia em Palmas interrompe a disciplinarização do currículo
Início do conteúdo da página
mudança

Curso de Pedagogia em Palmas interrompe a disciplinarização do currículo

Por Coordenação do Curso de Pedagogia | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quarta, 06 de Março de 2024, 11h56 | Última atualização em Quarta, 06 de Março de 2024, 16h25

“Peguei essa disciplina, preciso pegar oito disciplinas para concluir”. Comentários como esse, comuns entre os acadêmicos dos cursos de graduação, acabaram na Pedagogia da UFT com o novo PPC. Agora o Projeto Pedagógico do Curso está organizado por Eixos Curriculares e Núcleos de Estudos, que começou em 2023 a sua implementação. Neste semestre, os alunos foram enturmados conforme os oito Eixos Curriculares do curso com três a cinco professores responsáveis para trabalhar de forma articulada as Temáticas em Sequencias Didáticas.

Para o professor Damião Rocha, o curso de Pedagogia é um laboratório vivo de formação de professores, tem uma área de estudos curriculares, tem professores do campo do currículo, o que contribuiu para a discussão e avaliação de seu PPC que fez a mudança do currículo também impulsionado pela avaliação do INEP. Durante o último quadriênio o Colegiado e o seu NDE discutiram o curso e aprovaram no Consepe um novo PPC, em 2022. Ele diz que um currículo integrado melhora a docência dos professores, a discência dos alunos, reduz o tempo de formação dos alunos, além de trabalhar de acordo com o Enade/INEP e com conteúdos das áreas de conhecimentos e aprofundamento de estudos atuais. Esse modelo de currículo acaba com a disciplinarização fragmentada do conhecimento, organizado por disciplinas isoladas, porque promove a articulação horizontal no semestre e vertical entre o tempo de integralização do curso por meio da interdisciplinaridade.

Para a professora Kátia Cristina Brito, coordenadora do curso, durante os últimos anos, o Colegiado e o NDE têm feito um trabalho importante ao organizar o curso para a Avaliação in Loco, para o seu recredenciamento, o que foi decisivo para a nota máximo do curso e para mudar o seu PPC.

O professor Eduardo Cezari, pró-Reitor de Graduação, reconhece o trabalho que os professores, a coordenação e o NDE têm implementado e afirma que essa mudança de currículo trouxe mudanças importantes na Prograd, nos sistemas acadêmicos se adequando à nova realidade de integração curricular dos cursos de graduação. Espera que outros cursos também avancem na melhoria de seus PPC’s e que a Prograd além de incentivar a mudança de currículos está à disposição com os seus técnicos para apoiar os cursos da UFT.

O Curso de Pedagogia é um dos primeiros cursos da UFT de 2003, no Câmpus de Palmas, possui 25 professores efetivos, todos doutores e com DE, tem mais de 400 egressos e 355 alunos em curso. Conforme as pesquisas, a Pedagogia tem uma alta taxa de empregabilidade no Brasil, considerando que cerca de 90% dos formados estão empregados na área. A atuação do/a pedagogo/a é para o exercício da docência na Educação Infantil; nos anos iniciais do Ensino Fundamental; nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal; em cursos de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar; em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos. Além de, por meio de estudos teórico-práticos, investigação e reflexão crítica, propicia o planejamento, execução e avaliação de atividades educativas; a aplicação ao campo da educação, de contribuições, entre outras, de conhecimentos como o filosófico, o histórico, o antropológico, o ambiental-ecológico, o psicológico, o linguístico, o sociológico, o político, o econômico, o cultural; a compreensão, o cuidado e a educação de crianças de zero a cinco anos, de forma a contribuir, para o seu desenvolvimento nas dimensões, entre outras, física, psicológica, intelectual, social; o fortalecimento e desenvolvimento das aprendizagens de crianças do Ensino Fundamental.

registrado em:
Fim do conteúdo da página