EdUFT lança livro “Psicologias na Amazônia e no Cerrado: Visibilizando saberes, subvertendo práticas
Organizado pelos psicólogos e professores do curso de Psicologia da Universidade Federal do Tocantins, Câmpus de Miracema, Jamile Luz Morais Monteiro e Ricardo Monteiro Guedes de Almeida, a coletânea "Psicologias na Amazônia e no Cerrado: Visibilizando saberes, subvertendo práticas" propõe uma ruptura com as práticas tradicionais da psicologia e a construção de uma nova perspectiva mais justa e inclusiva.
A obra reúne estudos e relatos de experiências de professores e pesquisadores que atuam na Amazônia e no Cerrado, regiões com características socioambientais únicas que exigem uma abordagem psicológica específica.
O objetivo da coletânea é duplo: visibilizar os saberes e práticas transformadoras que já estão sendo desenvolvidas nesses biomas e, ao mesmo tempo, apontar para uma atuação que subverte as práticas neoliberais, coloniais, biomédicas, patriarcais, heteronormativas e racistas que ainda persistem na Psicologia.
Rompendo com as práticas tradicionais
A psicologia tradicional, muitas vezes, é eurocêntrica e hegemônica, ignorando as particularidades e necessidades de diferentes grupos sociais e regiões. No contexto da Amazônia e do Cerrado, essa inadequação se torna ainda mais evidente, devido à rica diversidade cultural e ambiental desses biomas.
A coletânea "Psicologias na Amazônia e no Cerrado" é um momento singular para o curso de Psicologia da UFT, pois é a primeira obra que envolve um número significativo de docentes e discentes do curso envolvendo as temáticas exclusivas à Psicologia, destaca o Presidente da EdUFT, Kelber Abrão.
Onde encontrar
A obra está disponível para download gratuito no site da Editora UFT.
Redes Sociais