Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Projeto realiza pesquisa sobre mães estudantes no Câmpus
Início do conteúdo da página
PORTO NACIONAL

Projeto realiza pesquisa sobre mães estudantes no Câmpus

Por Samuel Lima | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Terça, 02 de Abril de 2024, 11h56 | Última atualização em Terça, 02 de Abril de 2024, 15h57

Maes Estudantes - Câmpus de Porto Nacional.jpgCom o objetivo de mapear e identificar os desafios vividos por mães estudantes do Câmpus da UFT em Porto Nacional, a Divisão de Estágio e Assistência Estudantil (Diest) da Unidade e o curso de Serviço Social (Câmpus de Miracema) estão promovendo o Projeto de Intervenção "Os desafios das mães estudantes no Ensino Superior na Universidade Federal do Tocantins - Porto Nacional". Entre as etapas previstas está a realização de uma pesquisa (veja card anexo) com as mães estudantes do Câmpus portuense.

De acordo com o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido presente na pesquisa (acessível neste formulário - https://bit.ly/MaeEstudante) a atividade é encabeçada pelas pesquisadoras Cynthya de Paula e Silva e Maysa Rafaella Sales Sousa, do curso de Serviço Social do Câmpus de Miracema, sob orientação da professora Eliane Marques de Menezes Amicucci. "Nesta pesquisa, pretendemos identificar os desafios de "mães estudantes" de ensino superior e propor condições necessárias à sua permanência no Câmpus de Porto Nacional da Universidade Federal do Tocantins", diz o Termo.

Ainda conforme o documento, a motivação para a pesquisa - além da identificação das necessidades das mães estudantes - é propor medidas e políticas que possam ajudar as mães na conciliação das diversas responsabilidades de forma mais equilibrada; dar visibilidade ao tema pode gerar reflexões tanto da comunidade acadêmica quanto na sociedade em geral para a criação de ambiente e suporte mais adequados para essas mulheres.

Após o levantamento da quantidade de mães estudantes, o projeto prevê a realização de um grupo focal para escuta das mulheres, entrevistas com a comunidade acadêmica sobre as percepções acerca do assunto, e uma palestra para divulgação dos resultados da pesquisa. O Grupo Focal será realizado no dia 10 de abril de 2024, às 10h30, no hall do Bloco X.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página