Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > UFT e Conselho Estadual firmam parceria para fortalecer a Rede de Cidadania e Direitos Humanos no estado
Início do conteúdo da página
Caminhos

UFT e Conselho Estadual firmam parceria para fortalecer a Rede de Cidadania e Direitos Humanos no estado

Por Ascom Proex/UFT | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Sexta, 05 de Abril de 2024, 13h33 | Última atualização em Sexta, 05 de Abril de 2024, 13h54

A Universidade Federal do Tocantins (UFT) e o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos (CEDDH) estão unindo esforços para fortalecer a promoção e proteção dos direitos humanos no estado. A parceria entre as duas instituições alcança os trabalhos do comitê gestor da Rede de Cidadania e Direitos Humanos da UFT, que ampliará as atividades de produção de conhecimento, pesquisa e extensão que envolvam as ações do CEDDH.

Durante encontro com os conselheiros do Estado do Tocantins, a professora Maria Santana Milhomem, pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitárias da UFT e membra do comitê gestor destacou as possibilidades de colaboração que vão desde a realização de pesquisas e estudos sobre temas relevantes para os direitos humanos no estado, até a oferta de vagas em oficinas e cursos que a UFT oferecerá sobre a temática. “Além do levantamento, tratamento e fornecimento de dados e análises que embasam as ações do Conselho (CEDDH). Estamos com uma equipe de alunos, técnicos e professores para visitarem os municípios, onde oferecerão cursos, palestras e workshops para capacitar membros das associações, dos conselhos locais e da comunidade em geral sobre direitos humanos, legislação e políticas públicas”, apresentou Maria Santana.

Landri Alves Carvalho Neto, advogado, presidente do CEDDH, cita que o Conselho de Defesa dos Direitos Humanos se fortalece a cada dia no Tocantins. “A UFT se coloca como sentinela e vanguardista quando capitaneia a criação da Rede de Cidadania e Direitos Humanos e da Clínica de Direitos Humanos do curso de Direito. Uma comunidade acadêmica vai além do espaço físico da universidade e atende a população no que mais precisa. Na proteção dos seus direitos mínimos, na luta pela preservação da dignidade humana, direito à vida, à saúde, ao bem-estar. Trilhamos esse caminho que apesar de pedregoso vale a pena, por simplesmente ser o caminho certo. Vamos juntes!”, menciona o conselheiro.

A iniciativa da UFT é realizada com o Ministério de Cidadania e Direitos Humanos (MCDH) para também fornecer assessoria técnica em áreas específicas, como direito, educação, saúde, entre outras, auxiliando o CEDDH e outros interessados em suas atividades e tomadas de decisão. “A nossa proposta é colaborar com ações de divulgação de informações sobre direitos humanos, ao ampliar práticas extensionistas que temos de conscientização e sensibilização da sociedade para essas questões. Já tivemos eventos com essa pauta e mantemos nossa estrutura física e humana para mais encontros de discussão e reflexão sobre o tema”, destacou a pró-reitora, no encontro.

registrado em:
marcador(es): Proex,Home
Fim do conteúdo da página