Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Mestrado em Educação tem sua primeira aula
Início do conteúdo da página

Mestrado em Educação tem sua primeira aula

Por Samuel Lima | Publicado: Terça, 18 de Setembro de 2012, 10h53 | Última atualização em Quarta, 14 de Dezembro de 2016, 10h32
"É a realização de um sonho". A frase é da aluna da primeira turma do curso de Mestrado em Educação da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Simone Maria Alves de Lima. A Aula Magna do curso ocorreu na manhã desta terça-feira (18), no auditório do Bloco III, e foi proferida pelo Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Waldecy Rodrigues. A Banda da Polícia Militar abriu a solenidade com o Hino Nacional e, após a composição da mesa, o reitor Márcio Silveira falou sobre a situação da Pós-Graduação em Educação na Amazônia Legal, enquanto Rodrigues discorreu sobre Educação e Desenvolvimento Econômico no Estado do Tocantins.


Foto: Samuel Lima
Picanço, Isabel, Silveira, Rodrigues e Jocyléia (e p/ d) na mesa de abertura do evento

Simone Maria frisou que o Mestrado representa um degrau importante em sua carreira acadêmica. Graduada em Pedagogia no Piauí, tem três especializações, sendo duas delas feitas no Tocantins, onde chegou em 2003. "Estou aqui para me dedicar ao máximo neste Mestrado", pontuou a mestranda. O esforço que Simone Maria pretende envidar no curso foi enfatizado pelo reitor em sua fala. "Estamos em uma região assimétrica, então precisamos fazer um esforço dobrado para vencer, e estamos conseguindo", frisou o reitor.

simone-silveira-jocyleia-rodrigues.jpg
Simone, Silveira, Jocyléia e Rodrigues (e p/ d) destacam importância do Mestrado

Silveira destacou ainda que com o Mestrado, aumenta a responsabilidade de todos. "O desafio é grande e também a responsabilidade da administração, dos professores mas, principalmente, dos novos mestrandos que terão este desafio da Educação nesta região", disse. Ele acrescentou ainda que em toda a região Norte do País, existem apenas nove programas de pós-graduação voltados para a Educação, sendo sete mestrados e dois doutorados. "Se formos somar todos os programas de pós-graduação da região, que são 189, vamos ver que a Educação representa apenas 8% do total. O desafio é grande", reiterou.

A vice-reitora da UFT e uma das docentes do Mestrado, Isabel Auler Pereira, também ressaltou a existência do desafio e a necessidade de avanço. "O curso inicia com conceito três e nossa meta é, o mais rápido possível, avançarmos para uma nota melhor. Temos um curso de Pedagogia com quase todos os professores com doutorado e com esse Mestrado poderemos ampliar a produção científica. Isto será o primeiro passo para um doutorado que, logicamente, é nossa meta", disse.

mestrado-edu-apresenta.jpg
Parte dos docentes (e) e alunos do Mestrado em Educação foram apresentados

Apresentações - A coordenadora do curso de Mestrado, professora Jocyléia Santana dos Santos, fez a apresentação dos docentes e também dos alunos regulares e especiais aprovados para este primeira turma. Ela enfatizou a importância da pós-graduação em Educação para a região amazônica. "Representa a formação continuada dos professores, tanto na licenciatura quanto em todas as outras áreas, na formação humana e do docente. É um grande passo da UFT para o progresso da região Norte, que sempre foi esquecida pelos governantes". Ela complementou afirmando que a proposta de universalizar a educação significa a transformação em todos os aspectos - culturais, históricos e sociológicos - para a formação de uma sociedade plena, reflexiva e crítica.

Concorrência - A seleção para a primeira turma do Mestrado em Educação na UFT registrou uma das maiores concorrências da Universidade, com 206 inscritos para as dez vagas ofertadas no curso. O perfil dos candidatos foi bastante diverso, e não só de profissionais da Educação; candidatos de outras áreas, como médicos e psicólogos, inclusive de outros estados, participaram da seleção.

Confira álbum com mais fotos da Aula Magna aqui.
registrado em:
marcador(es): Palmas
Fim do conteúdo da página