Biologia a distância - Licenciatura
Licenciatura do Curso de Biologia a distância
Sobre o Curso
O curso de Biologia tem como objetivo maior a formação de professores. Desta forma, após a conclusão do curso o licenciado poderá:
(a) atuar no Ensino Fundamental de 5ª a 8ª série; e
(b) atender ao ensino de Biologia no Ensino Médio.
A proposta do Curso de Biologia está fundamentada no entendimento de que o estudo da ciência deve retratar sua natureza dinâmica, articulada, histórica e não apenas fundamentada nas exigências atuais, decorrentes dos avanços científicos e tecnológicos; na dimensão da transversalidade dos saberes que envolvem as Ciências Naturais, baseado nas diretrizes traçadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998) e nos aspectos legais que sustentam a Educação Brasileira. A opção por essa proposta de trabalho sustenta-se no entendimento da complexidade do real, estabelecendo-se numa multiplicidade de relações e num intenso processo de transformação, questionando qualquer segmentação e dissociação entre os diferentes campos do saber. Fundamenta-se, assim, na crítica à concepção de conhecimento que toma a realidade como um conjunto de dados estáveis e previsíveis e, sob essa ótica, pretende instituir uma organização de conteúdos de aprendizagem que transcenda a visão compartimentada, fragmentada, na forma como historicamente se constituíram os currículos acadêmicos praticados.
Perfil do Formando
Ao terminar este curso você estará habilitado ao exercício do magistério em Ciência e Biologia, porém, ao portador de diploma de licenciado em Biologia, também está aberta a possibilidade para a pesquisa e outras atividades como assinar laudos, realizar perícias, prestar assessorias.
Endereço:
2.3. Endereço do Curso
Câmpus de Araguaína:
Rua Paraguai esquina c/ rua Uxiramas, Setor Cimba, CEP: 77807-060. Araguaína/TO.
Fone: (63) 3416-5667
Câmpus de Arraias
Av. Universitária, s/n, Centro. Arraias-TO. CEP: 77330-000.
Fone/Fax: (63) 3653-1531
Câmpus de Gurupi
Rua Padejós, Lote 7, Chácara 69/72, Zona Rural.
Gurupi/TO. CEP: 77402-970.
Fone/Fax: (63) 3311-3504
Grade Curricular
Grau: Licenciatura Regime: Semestral
Duração mínima: 8 semestres Duração máxima: 14 semestres Vigência: 2006
CÓDIGO |
MÓDULO |
DISCIPLINA |
CR. |
CH. |
PRÉ-REQ. |
CBI302 |
Contexto da vida |
Eixo biologia, sociedade e conhecimento I: Sociedade e Panorama da Evol. do Pens. Filosof. e Científico |
4 |
60 |
|
CBI303 |
Contexto da vida |
Eixo Biológico I: O contexto da vida |
16 |
230 |
|
CBI304 |
Contexto da vida |
Eixo Pedagógico I: Educ. no Contexto do mundo antigo, medieval, moderno e contemporâneo |
6 |
80 |
|
CBI302 |
Proc. Biol. Na Transf. da Mat. E Energia |
Eixo biologia, sociedade e conhecimento II:Desenvolvimento Humano na Perspectiva da Biologia |
4 |
60 |
|
CBI306 |
Proc. Biol. Na Transf. da Mat. E Energia |
Eixo Biológico II:Processos de Manutenção da Vida |
16 |
230 |
|
CBI307 |
Proc. Biol. Na Transf. da Mat. E Energia |
Eixo Pedagógico II: Interacionismo e sócio-interac., abordagem const. de ens. e prática pedagógica |
6 |
80 |
|
CBI305 |
Processo de Manutenção da Vida |
Eixo biologia, sociedade e conhecimento III:des. humano na pres. da biol. Psicol. da soc. e da antropologia |
4 |
60 |
|
CBI309 |
Processo de Manutenção da Vida |
Eixo Biológico III: processos de manutenção da vida |
16 |
230 |
|
CBI310 |
Processo de Manutenção da Vida |
Eixo Pedagógico III: Interacionismo e sócio-interac., abordagem const. de ciênc. E prát. Pedagógica |
6 |
80 |
|
CBI311 |
Desenvolvimento e Crescimento |
Eixo biologia, sociedade e conhecimento IV: a questão metodológica do ensino e na pesquisa científica |
4 |
60 |
|
CBI312 |
Desenvolvimento e Crescimento |
Eixo Biológico IV: desenvolvimento e crescimento |
16 |
230 |
|
CBI313 |
Desenvolvimento e Crescimento |
Eixo Pedagógico IV: currículo e planejamento, procedimentos de ensino e avaliação prática pedagógica |
6 |
80 |
|
CBI314 |
Processos Reprodutivos |
Eixo biologia, sociedade e conhecimento V: ética de reprodução humana |
2 |
30 |
|
CBI315 |
Processos Reprodutivos |
Eixo Biológico V: processos reprodutivos |
14 |
210 |
|
CBI316 |
Processos Reprodutivos |
Eixo Pedagógico V: A Psicologia do desenvolvimento e o estudo científico da adolescência |
3 |
40 |
|
NCL123 |
Processos Reprodutivos |
Estágio curricular supervisionado 1 |
7 |
100 |
|
CBI317 |
Mec. de Ajus. Amb. e Colonização |
Eixo biologia, sociedade e conhecimento VI: sociedade e meio ambiente |
2 |
30 |
|
CBI318 |
Mec. de Ajus. Amb. e Colonização |
Eixo Biológico VI: mecanismos de ajustamento ambiental e colonização |
14 |
210 |
|
CBI319 |
Mec. de Ajus. Amb. e Colonização |
Eixo Pedagógico VI: impactos das novas tecnologias, a educ. amb. nas esc. doc. do ens. Fundamental |
3 |
40 |
|
NCL124 |
Mec. de Ajus. Amb. e Colonização |
Estágio curricular supervisionado 2 |
7 |
100 |
|
CBI320 |
Soluç. Adaptativas e Filogenia |
Eixo biologia, sociedade e conhecimento VII: Bases para a sustentabilidade da vida e do desenvolvimento do planeta |
2 |
30 |
|
CBI321 |
Soluç. Adaptativas e Filogenia |
Eixo Biológico VII: Soluções Adaptativas e Filogenia |
14 |
210 |
|
CBI322 |
Soluç. Adaptativas e Filogenia |
Eixo Pedagógico VII: Diferentes concepções de avaliação e suas implicações na prática educativa |
3 |
40 |
|
NCL125 |
Soluç. Adaptativas e Filogenia |
Estágio curricular supervisionado 3 |
7 |
100 |
|
CBI323 |
Proc. Emerg. e Biodiversidade |
Eixo biologia, sociedade e conhecimento VIiI: prev. Da biod. Mult. Bioseg. Transf. De Tec. e Patentes |
2 |
30 |
|
CBI324 |
Proc. Emerg. e Biodiversidade |
Eixo Biológico ViII: Processos Emergentes – TCC |
16 |
230 |
|
CBI325 |
Proc. Emerg. e Biodiversidade |
Eixo Pedagógico ViII:educação inclusiva, pluralidade cultural, docência do ensino médio |
3 |
40 |
|
LLA224 |
Proc. Emerg. e Biodiversidade |
Língua brasileira de sinais (Libras) |
4 |
60 |
|
NL126 |
Proc. Emerg. e Biodiversidade |
Estágio curricular supervisionado 4 |
7 |
100 |
|
|
Atividades Acadêmico-científico-culturais |
32 |
200 |
|
|
Carga Horária Total |
217 |
3260 |
|
Estrutura Curricular
Primeiro Módulo:
Contexto da Vida, nele será apresentado o contexto geral em que a vida se desenvolve e evolui. Serão discutidas as leis físicas e condições químicas às quais os organismos e o meio estão sujeitos, assim como padrões globais do meio abiótico, como formação geológica, atmosfera e clima. Um modelo básico de organismo será apresentado e as soluções gerais que a vida encontrou para transformar e utilizar o meio para se desenvolver e evoluir.
Neste módulo você estudará também a história do pensamento científico (teorias do conhecimento) através das principais correntes filosóficas que, em contextos históricos determinados, influenciaram o desenvolvimento da ciência e da sociedade, bem como as concepções de educação situadas historicamente e socialmente.
Segundo Módulo:
Processos Biológicos na captação e transformação de energia e matéria, serão apresentados os processos utilizados pelos organismo na obtenção de energia e matéria. Esses processos serão discutidos para organismos produtores e consumidores em diferentes escalas: celular, mostrando os processos básicos que ocorrem em todos os níveis de organização; dos organismos, apresentando as diferenciações morfofisiológicas que evoluíram nos diferentes grupos para resolver os problemas de alimentação e respiração; de comunidades e de ecossistemas, padrões de produtividade fluxo entre níveis tróficos.
Neste mesmo contexto, discutir a epistemologia das ciências naturais, ou seja, a lógica da produção do conhecimento no âmbito das ciências naturais, recuperando as contribuições do empirismo, do racionalismo e outras correntes filosóficas. Estudará também teorias do conhecimento e pressupostos teóricos metodológicos da aprendizagem que na Prática de Ensino que começa neste módulo serão estabelecidas estas conexões: conhecimento biológico/transposição didática/docência.
Terceiro Módulo:
Processos de Manutenção da Vida, neste módulo serão apresentados os
processos que garantem a manutenção das condições adequadas para o desempenho das
funções básicas do ser vivo. Serão apresentados processos e estruturas em nível celular que são válidos para todos os organismos, como balanço osmótico e estruturas secretoras; no nível dos organismos, serão apresentadas as diferenciações morfofisiológicas que evoluíram nos diferentes grupos para manutenção dos indivíduos, como sistemas imunológicos e excretores.
Serão discutidos, a partir de diferentes campos disciplinares, o desenvolvimento humano e a construção do conhecimento com foco na infância e na adolscência. Da mesma forma as principais teorias da aprendizagem e abordagens, tendo como referência seus principais expoentes. As relações entre o conhecimento biológico da construção do conhecimento e das teorias da aprendizagem se dará na prática de ensino.
Quarto Módulo:
Desenvolvimento e Crescimento, nesse módulo serão apresentados os
processos celulares de divisão e diferenciação que embasam todo crescimento e desenvolvimento dos diferentes grupos de organismos, considerando a necessidade de
incorporação da matéria. Serão apresentadas as diferenciações presentes nos diferentes grupos resultantes dos processos evolutivos.
Serão discutidos também os processos evolutivos educacionais: a crise da razão moderna frente aos problemas contemporâneos e a emergência do pensamento pós-moderno. Novos paradigmas na ciênica. Currículo e Planejamento. Procedimentos de Ensino e Avaliação, e a necessidade da construção coletiva de Projeto Político Pedagógico. Esta contextualização se dará na prática de ensino.
Quinto Módulo:
Processos Reprodutivos, nesse módulo serão apresentados os processos que
permitem que os seres vivos, como sistemas transformadores gerem novos organismo,
mecanismos genéticos, citológicos, fisiológicos e as estratégias ecológicas e comportamentais da reprodução.
Discutiremos ainda neste módulo, o impacto dos avanços das ciências e da tecnologia na sociedade e as questões éticas decorrentes, bem como das várias formas de linguagens – imagens, som, hipertexto, etc, e sua importância no processo de ensino e aprendizagem.
Sexto Módulo:
Mecanismos de ajustamento ambiental e colonização, aqui serão apresentados os métodos pelos quais os organismos obtêm as condições necessárias para os processos vitais. Serão estudados os processos em três escalas: a) escala local, onde serão abordados os processos e as estruturas dos diferentes grupos, permitindo a busca de habitat's adequados; b) na escala regional, os processos de dispersão das populações no tempo ecológico; c) na escala global, os processos de dispersão no tempo evolutivo.
Neste módulo serão estabelecidas as relações entre o desregramento populacional e os
problemas socioambientais. Estão contemplados também aspectos da legislação, administração e gestão educacional. Inicia-se neste módulo o Estágio Supervisionado para o Ensino Fundamental.
Sétimo Módulo:
Soluções Adaptativas e Filogenia. Nesse módulo serão estudadas as características dos principais grupos taxonômicos. Serão discutidos as diferenças e as semelhanças de tais grupos, suas estruturas e seus comportamentos, assim como as relações de parentesco existentes e aplicadas à classificação base nos fundamentos da sistemática.
Coleções zoobotânicas. Partindo da problemática ambiental, serão discutidos aspectos relacionados com a crise ecológica e as correntes do pensamento ambientalista e a proposta de uma educação ambiental, caminhos para apropriação de conhecimentos pertinentes a atuação profissional e cidadã.
Faz parte deste módulo a realização do Estágio Supervisionado para o Ensino Médio.
Oitavo Módulo:
Processos Emergentes e Biodiversidade, serão estudadas a origem, a manutenção e as consequências da diversidade nos seus diversos níveis: genético, de organismo, populacional e ecossitêmico. Serão discutidas questões éticas, econômicas e ecológicas relativas ao uso da biodiversidade.
A biodiversidade produz a diversidade cultural e biológica, como patrimônio da humanidade, destacando a emergência do multiculturalismo e suas relações com o processo educativo inclusivo.
Neste módulo também estará sendo desenvolvido Trabalho de Conclusão de Curso, que tem como objetivo introduzir o acadêmico no processo de produção do conhecimento.
Redes Sociais