Ir direto para menu de acessibilidade.
Ir para o conteúdo
GovBR
Início do conteúdo da página

Histórico

Inicialmente, no processo de fundação das Ciências Sociais na UFT, foram aprovados dois projetos de cursos, o de Licenciatura e o de Bacharelado para ocorrerem no Campus Universitário de Tocantinópolis. A experiência acadêmica fora iniciada com a implantação da Licenciatura, o Bacharelado também aprovado concomitantemente ao da Licenciatura não entrou em exercício em 2007. A história da criação do Curso de Bacharelado em Ciências Sociais no Campus de Porto Nacional remonta à consolidação do curso de Licenciatura em Ciências Sociais no Campus de Tocantinópolis, bem como ao enfrentamento dos problemas colocados por essa constituição. Com a rápida saturação da região com licenciados em Ciências Sociais, os professores do colegiado de Licenciatura realizaram reuniões regulares, estudos e apresentaram propostas sobre a viabilidade de implantação do Bacharelado em Ciências Sociais na região central do Estado, visando cobrir estrategicamente o Tocantins do norte ao centro com capilaridade ao sul, formando professores e pesquisadores de questões sociais, políticas e antropológicas.

Como resultado concreto dessas ações, os professores Héber Rogério Grácio e Marcelo de Souza Cleto, ambos do colegiado do curso de Licenciatura em Ciências Sociais, redigiram um documento detalhado sobre a situação do curso, diagnosticando e apontando novas possibilidades de atuação para cientistas sociais no Tocantins, sobretudo, em sua Região Central (Gracio & Cleto, 2011). O passo seguinte, no sentido de dar seguimento às soluções ressaltadas pelos dois professores no documento, seguiu-se à formalização, em reunião de colegiado, para a criação de duas comissões: uma responsável pela reformulação do curso de Licenciatura em Ciências Sociais do Campus de Tocantinópolis e outra responsável pela implantação do curso de Bacharelado em Ciências Sociais, na região central do Tocantins. A referida reunião de colegiado em que a proposta foi aprovada, aconteceu em fevereiro de 2012.

Depois de um longo trabalho em conjunto das duas comissões, com o seguimento administrativo; Colegiado, Conselhos Diretores, Câmaras administrativas e pedagógicas, pró-reitorias de graduação e de pesquisa, Consepe e Consuni chegou-se à deliberação da proposta que consistiu na separação do corpo docente do curso, organizada em dois grupos; um responsável pela reformulação da Licenciatura em Ciências Sociais, em Tocantinópolis e outro grupo responsável pelo Bacharelado em Ciências Sociais, acolhido no Campus de Porto Nacional, tendo as atividades bacharéis iniciadas em 2015.

Horários

27 de Jul – 2 de Ago de 2025

Dom 27/7Seg 28/7Ter 29/7Qua 30/7Qui 31/7Sex 1/8Sáb 2/8
dia inteiro

00
01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23

Fim do conteúdo da página