Bibliotecas da UFT implementam o uso de carteiras de identificação
Você conhece a Biblioteca do Câmpus onde estuda? Conhece todos os serviços que ela oferece? Quais são seus deveres e direitos com usuário? São oito bibliotecas que fazem parte do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Tocantins (Sisbib/UFT). O Sisbib, como explica o coordenador do Sistema de Bibliotecas, Edson de Sousa Oliveira, disponibilizou no SIE – Módulo Biblioteca, os modelos para confecção das carteiras de usuário das bibliotecas da Universidade.
A expedição das carteirinhas deve ocorrer mediante treinamento e orientação dos usuários (alunos, professores e técnicos), sobre os serviços oferecidos, os setores dentro da biblioteca, os direitos e deveres, além de outras questões que geram dúvidas. Segundo Oliveira, o tempo de validade da carteirinha será o mesmo do curso do aluno ou da permanência do técnico ou professor na instituição. O coordenador ainda esclarece que as Bibliotecas foram orientadas a usarem a carteirinha como documento obrigatório para os usuários utilizarem os serviços oferecidos pelo setor. Porém, o uso ou não das carteirinhas fica sob a responsabilidade da biblioteca de cada câmpus.
No Câmpus de Palmas, as inscrições para o treinamento estão sendo feitas na Sala 19 da Biblioteca (Foto: Talita Melz/Dicom-UFT)
Palmas: iniciando a distribuição das carteirinhas
A Biblioteca José Torquato Carolino, do Câmpus de Palmas, inicia a partir deste mês de setembro, o treinamento para apresentar aos estudantes os serviços oferecidos, os setores, os direitos e deveres relativos à biblioteca. Os treinamentos terão duração de cerca de 30 minutos e ao final deles, os estudantes receberão a carteirinha do setor que passará a ser obrigatória, a partir do primeiro semestre de 2014. A carteirinha é gratuita. Para o treinamento, o estudante precisa levar uma foto 3 por 4, que será inserida na carteirinha. O treinamento, neste mês de setembro, será às terças e quintas feiras, nos horários das 10h e das 20h. Já no mês de outubro, os treinamentos serão às segundas e quartas-feiras. Os estudantes devem fazer as inscrições na Sala 19 da Biblioteca, durante o horário de funcionamento.
Miracema e Tocantinópolis: em fase de distribuição das carteirinhas
O Câmpus de Miracema também está distribuindo as carteirinhas para os usuários (alunos, professores e técnicos). Na Biblioteca Paulo Freire, a distribuição iniciou em junho deste ano, e a partir de 2014, o uso da carteirinha também será obrigatório. Qualquer dúvida os usuários podem entrar em contato pelo número da Biblioteca - 63-3366-8608 -, ou pelo endereço eletrônico Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.. Na Biblioteca Professor Cleides Antonio Amorim, do Câmpus de Tocantinópolis, o processo de distribuição das carteirinhas já iniciou, e cerca de 80% dos usuários já estão com elas. No início deste semestre (2013.1), os usuários tiveram um treinamento e foram orientados a retirar suas carteirinhas. Àqueles que ainda não estão com suas respectivas carteiras devem procurar a Biblioteca.
Confecção das carteiras tem como objetivo organizar o sistema de funcionamento das bibliotecas (Foto: Talita Melz/Dicom-UFT)
Araguaína e Gurupi: já utilizam as carteirinhas
Já no Câmpus de Araguaína, a Biblioteca da Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia (EMVZ) e a Biblioteca Professor Francisco Severino (Cimba), já usam o sistema de carteirinha. Na Biblioteca de Gurupi, o sistema das carteirinhas também já funciona para todos os usuários. Os ingressantes na instituição, nas duas cidades, no início do semestre são apresentados à biblioteca e instruídos quanto à solicitação da carteira.
Porto Nacional e Arraias: não usam as carteirinhas
A Biblioteca Maria Revy Veloso de Andrade, do Câmpus de Porto Nacional, ainda não adotou o uso das carteirinhas devido a outras demandas mais urgentes do setor. Já no câmpus de Arraias, na Biblioteca Claudemiro de Godoy do Nascimento, a utilização da carteirinha é parcial, também devido a outras atividades.
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