Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > UFT é a instituição do Tocantins que mais aprova no exame da OAB
Início do conteúdo da página

UFT é a instituição do Tocantins que mais aprova no exame da OAB

Escrito por Thiago Bastos e Bianca Zanella* | Publicado: Miércoles, 05 Febrero 2014 12:31 | Última actualización: Martes, 13 Septiembre 2016 14:01
Estudo demonstra pontos fortes e pontos fracos da instituição

Com um percentual de 40% de classificados para a segunda fase, o Curso de Direito da Universidade Federal do Tocantins (UFT) foi o que mais aprovou, entre todas as instituições do estado do Tocantins, na primeira fase da 11ª edição do Exame de Ordem Unificado. O resultado faz parte de um estudo detalhado divulgado esta semana pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) que aponta a porcentagem de aprovados de cada instituição e os índices de aproveitamento em cada uma das 17 áreas de conhecimento avaliadas. Os resultados estão disponíveis aqui

O estudo mostrou pontos fortes dos alunos da UFT, que tiveram percentuais de acertos superiores a 70% nas áreas que compreendem o Estatuto da OAB e o Estatuto da Criança e do Adolescente, e pontos fracos, como a área de Direito Empresarial, em que o índice de acertos foi de 22,67%.

Segundo a OAB, a intenção do estudo, divulgado pela primeira vez, é fornecer dados às instituições de ensino que subsidiem diagnósticos e possibilitem melhores resultados em edições futuras do exame. "Queremos contribuir na formação do futuro advogado, uma vez que as instituições poderão aperfeiçoar o seus processos de ensino e aprendizagem em relação a possíveis deficiências", disse o presidente do Conselho Federal da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho.

Para o coordenador do curso de Direito da UFT, professor Vinícius Marques, a nova forma de publicação dos dados pela OAB pode, sim, ser útil nesse sentido. "É interessante, pois assim podemos ter uma visão geral dos nossos pontos fracos e ver o que a gente precisa melhorar", disse ele.

De acordo com o professor, a média de 40% de aprovação não surpreende. "Nos últimos anos temos mantido uma média de aprovação no Exame de Ordem de 40% a 50%, e é corrente que os classificados na primeira fase sejam aprovados na fase prático-profissional, então podemos esperar que essa média permaneça". Segundo a OAB, o índice geral de aprovação na primeira fase entre 1.291 instituições foi de 19,64%.

O XII Exame Unificado de Ordem encontra-se em andamento e tem sua segunda fase neste domingo (9). Para o XIII, o edital de abertura deve ser lançado no dia 27 deste mês.

* Com informações da OAB.

registrado em:
Fim do conteúdo da página