Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Dia Mundial de Combate ao Câncer é comemorado nesta quarta-feira (8)
Início do conteúdo da página

Dia Mundial de Combate ao Câncer é comemorado nesta quarta-feira (8)

Escrito por Vitória Drechsler e Caroline Falcão | Publicado: Martes, 07 Abril 2015 18:05 | Última actualización: Martes, 13 Septiembre 2016 14:01

O Dia Mundial de Combate ao Câncer é comemorado nesta quarta-feira (8), data criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e tem como principal objetivo conscientizar a população sobre os cuidados com a saúde. A incidência da doença tem aumentado a cada ano, por isso a importância de adotar procedimentos que visem à prevenção, como a prática de exercícios, idas constantes ao médico para check-ups e uma alimentação saudável são alguns exemplos para ter uma vida com mais qualidade.

Conforme o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a maior incidência de câncer no Tocantins, no ano de 2014, é o de próstata nos homens, e nas mulheres o câncer de mama equiparou-se ao do colo de útero.  E devido a estimativas como estas que acontecem Campanhas Nacionais como o Outubro Rosa e Novembro azul para a conscientização da população. Os dados apontam também que a incidência de câncer no Estado é maior para o sexo masculino.

O médico oncologista e professor do curso de Medicina da UFT, Itamar Magalhães Gonçalves, explica que ainda não foi descoberta a causa do câncer de próstata, mas sabe-se que os homens com histórico na família e de etnia negra possuem mais chances de obter esse câncer. "Neste tipo de tumor não é possível à prevenção, porém se ocorrer a detecção precoce o paciente terá grande probabilidade de cura", explica. 

O Oncologista ainda acrescenta que não se deve preocupar somente com a prevenção, e sim olhar o paciente como um todo. "Quando levamos os alunos ao ambulatório de urologia, tentamos ensinar que não estamos consultando apenas a próstata, estamos consultando paciente inteiro”, conta Itamar. Ele ainda diz não haver uma receita para tratar todos os pacientes da mesma forma, pois a medicina atual é centrada no problema e na necessidade específica do indivíduo.

As estratégias contra o câncer de mama também são baseadas na detecção precoce. A mamografia é o principal exame para rastreamento em mulheres a partir dos 40 anos, devendo ser feita anualmente.  Outras medidas também preconizadas são o controle da gordura corporal, diminuição do uso de álcool, terapia hormonal por no máximo 5 anos, gravidez antes dos 30 anos.

“A cura depende muito do estágio da doença no momento do diagnóstico. Quanto menor o tumor, maiores são as chances de cura, lesões não palpáveis podem ter índice de cura em torno de 90% dos casos, daí a importância da mamografia”,  comenta o médico mastologista e professor do curso de Medicina na UFT,  Nilo Coelho. 

De acordo com a Secretaria da Saúde do Tocantins (Sesau-TO), o paciente que confirma o câncer através da biopsia, será encaminhado pela Unidade de Saúde de Referência ou profissional que detectou a doença para procedimentos como Cirurgia, Oncologia Clínica, Quimioterapia e/ ou Radioterapia. No Tocantins esses procedimentos são realizados pelas Unidades de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) no Hospital Geral de Palmas (HGP) e no HOspital regional de Araguaína.

A Gerência da Rede de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer da Sesau, também  desenvolve campanhas para a promoção da saúde, com incentivo a mudança de hábitos, voltado aos cuidado como a exposição aos raios solares e alimentação correta. Além da prevenção do câncer, como no caso do tabagismo, e a qualificação de profissionais que atendam os pacientes próximo às residências.  

O combate ao câncer pode ter maior efetividade se a população compreender que o acompanhamento médico e a realização de hábitos saudáveis são ações fundamentais para preservar a saúde.

registrado em:
Fim do conteúdo da página