Dia do Estagiário: aprendizes hoje, profissionais amanhã
Hoje, 18 de agosto, é comemorado o dia das pessoas que se dedicam a ter uma profissão e reconhecimento no mercado de trabalho, esse é o Dia dos Estagiários. A Universidade Federal do Tocantins (UFT) conta atualmente com 203 estagiários na modalidade de estágios não obrigatórios que atuam dentro da própria instituição nos sete câmpus. Além dos estudantes que cursam as disciplinas de estágio obrigatórios em seus respectivos cursos.
A UFT, como um grande campo de estágio, tem propiciado oportunidade de estágio internamente aos acadêmicos dos cursos de Jornalismo, Ciências da Computação, Administração, Direito, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Arquitetura e Urbanismo, Pedagogia, Engenharia Elétrica, Engenharia Ambiental, Filosofia entre outros. Nos demais câmpus, Porto Nacional, Miracema, Arraias, Gurupi, Tocantinópolis e Araguaína, são 43 estagiários que ocupam vagas de estágio não obrigatório.
De acordo com a Diretoria de Assuntos Estudantis, a partir do 1º período é permitida a contração de estagiário. Mas a central de estágio da UFT, Câmpus de Palmas, informa que apesar da maioria dos cursos não fazerem restrição em seus Projetos Pedagógicos do Curso (PPC’s) em realizar o Estágio Não Obrigatório nos períodos iniciais, os cursos como Engenharia Civil e Elétrica estabeleceu em seus PPC’s que as atividades de Estágio Não Obrigatório somente poderá ser desenvolvida pelo acadêmico a partir do 4° período.Jéssica Lima e Kíllya de Paiva, estagiárias em Nutrição (Foto: Arquivo Pessoal)
Para a acadêmica do 8º período do curso de Nutrição da UFT, Kíllya de Paiva, o estágio é fundamental para o estudante colocar em prática o que aprendeu no decorrer da faculdade. “São experiências bastante bacanas porque cada campo de estágio tem uma problemática diferente, tem uma necessidade diferente e tem uma convivência diferente. Além de ter que aplicar o seu conhecimento, você começa a gerenciar o seu próprio trabalho”, pontuou.
De acordo com a coordenadora central de estágio da UFT, Câmpus de Palmas, Adriana Barbosa Moura, o estágio deverá ter sempre o acompanhamento efetivo do Supervisor de Estágio na UFT e do Supervisor da Unidade Concedente, comprovado por vistos nos relatórios e por menção de aprovação final, documentação esta que deve ser entregue na Central de Estágio da UFT.
“Destacamos que os estágios não obrigatórios são tão importantes pedagogicamente quanto os obrigatórios. O estágio é um momento importante para a formação profissional do acadêmico, onde o futuro profissional tem oportunidade de entrar em contato direto com a realidade do mercado de trabalho, além de concretizar pressupostos teóricos adquiridos pela observação de determinadas práticas específicas e do diálogo com profissionais mais experientes”, ressaltou Adriana Moura.
Convênios com empresas e órgãos
A UFT possui Convênio com aproximadamente 430 Órgãos/Empresas e cerca de 10 Agentes de Integração como IEL, CIEE, Fecomércio, Super Estágios, Instituto Blaise Pascal, entre outros, onde os acadêmicos poderão desempenhar atividades de estágio. Neste semestre cerca de 1.000 acadêmicos do Câmpus de Palmas estão realizando estágio obrigatório. E aproximadamente 900 acadêmicos desempenhando atividades de estágio não obrigatório nos mais diversas empresas e instituições de Palmas.
Entenda direitos e obrigações
Conforme preconizado pela Lei de Estágios n° 11.788/2008, a jornada de atividade em estágio não deve ultrapassar 6 (seis) horas diárias e 30 (trinta) horas semanais. E a duração do estágio, na mesma parte concedente, não poderá exceder 2 (dois) anos, exceto quanto se tratar de estagiário portador de deficiência. Ao estagiário, sempre que o estágio tenha duração igual ou superior a 1 (um) ano, será concedido período de recesso de 30 (trinta) dias, a ser gozado preferencialmente durante suas férias escolares.
Premiação IEL
Em comemoração ao Dia do estagiário, a IEL (Instituto de Euvaldo Lodi) promove um evento em homenagem a esses estudantes e premiará os que mais se destacaram no trabalho. Dentro da premiação a UFT, Câmpus de Palmas, é uma das três instituições de ensino finalistas na categoria “Instituição de Ensino Destaque”, na Etapa Regional do Tocantins (2016). A Cerimônia de premiação acontece hoje (18), às 15h, no Auditório CETEC/Sistema FIETO.
Durante o evento serão reconhecidas as melhores práticas de estágio desenvolvidas pelas Empresas, Instituições de Ensino e Estagiários do Tocantins.
Para Adriana Moura, coordenadora da central de estágio da UFT, Câmpus de Palmas, esse é um momento importante e de reconhecimento. “A equipe de estágio de Palmas está muito orgulhosa pela premiação da UFT em duas categorias, como “Instituição de Ensino destaque” e como “Estagiário destaque”. Temos três acadêmicos do Câmpus de Palmas dos cursos de Jornalismo e Ciências da Computação estão entre os finalistas ao Prêmio IEL de estagiário destaque do Tocantins”, informou.
Entre os estagiários estudantes da UFT que concorrem ao prêmio do IEL está Zeus Bandeira. Estudante do 5º período do curso de jornalismo. O acadêmico trabalha atualmente no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO), mas iniciou a experiência de estágio na Diretoria de Comunicação da UFT (Dicom), no qual trabalhou por quase um ano e meio.Zeus Bandeira, estagiário em Jornalismo (Foto: Cynthia Maryah)“A Dicom foi o primeiro estágio que eu tive, portanto o avalio como a base de todo o conhecimento básico que conquistei na minha área. Lá aprendi a escrever matérias com mais seriedade, aprendi na prática como me portar diante uma entrevista, como buscar informações e fontes, como atender a imprensa e o público externo e interno da universidade, aprendi a monitorar redes sociais institucionais, entre muitas outras coisas. Foi realmente onde eu aprendi na prática como funciona um veículo de comunicação”, destacou o estudante.
Sobre a premiação do IEL de estágio, Zeus Bandeira diz acha a iniciativa motivadora. “A ideia da premiação é fantástica, pois isso motiva muito os estagiários a tentar melhorar o seu desempenho em suas atividades para ganhar tal reconhecimento. Me sinto muito feliz de ter sido indicado por tão pouco tempo que tenho no meu estágio no TRE (três meses), é um sinal de que todo conhecimento já adquirido na Dicom, estão dando resultados satisfatórios nesta nova etapa da minha vida profissional”, informou.
Lei ° 11.788/2008
A Lei ° 11.788/2008 regulamenta o Estágio e as atividades realizadas no estágio devem estar em conformidade com o preconizado no Projeto Político Pedagógico e as diretrizes curriculares específicas do curso.
Segundo a lei 11.788/2008, no Estágio Obrigatório a carga horária é requisito essencial para a integralização do curso de graduação. Já o Estágio Não Obrigatório é aquele realizado como atividade opcional, desenvolvida pelo estudante que queira complementar sua formação profissional, não sendo utilizada a carga horária em disciplina obrigatória para a integralização do curso de graduação, contudo, poderá ser aproveitado em sua grade curricular como realização de atividade complementar.
Para mais informações sobre estágios, a equipe da Central de Estágios/Palmas está à disposição de toda comunidade acadêmica pelo Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo..
Redes Sociais