Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Profissão biólogo: o cientista da vida
Início do conteúdo da página

Profissão biólogo: o cientista da vida

Escrito por Elini Oliveira e Daniel dos Santos | Publicado: Viernes, 02 Septiembre 2016 14:19 | Última actualización: Martes, 13 Septiembre 2016 14:01

Três de setembro é um dia marcante, simbólico e importante para todos aqueles que estudam  a vida, a biodiversidade e  a sobrevivência da humanidade. Há exatos 37 anos, a data é marcada por o momento em que os biólogos alcançaram uma grande conquista: ver sua profissão regulamentada no Brasil. Desde então, em todo dia 3 de setembro é comemorado o Dia Nacional do Biólogo.

A Universidade Federal do Tocantins oferece os cursos de Licenciatura e Bacharelado em Biologia nos Câmpus de Porto Nacional e Araguaína, além do curso na modalidade de Educação à Distância (EAD), também no Câmpus de Araguaína.

A professora e coordenadora do curso de Biologia, no Câmpus de Porto Nacional, Kellem Lagares, conta que o curso de Ciências Biológicas dispôs com sua primeira turma em 1992, quando ainda era Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). “Desde então tem contribuído com o contínuo desenvolvimento do Estado do Tocantins nas áreas de ensino, pesquisa, preservação, saúde e educação”, disse ela.

Kellem explica ainda que as áreas de atuação do profissional em Biologia são vastas, como meio ambiente e biodiversidade, saúde, biotecnologia e produção, além do licenciado em Ciências Biológicas poder atuar na área de educação. “O biólogo poderá ainda transmitir esse conhecimento através de trabalhos científicos e do ensino de biologia e ciências nas escolas”, ressaltou.

A estudante do curso de Biologia, Dili Donald diz que o mercado de trabalho para biólogo também é um grande atrativo para quem pretende seguir a carreira. “Biólogo pode trabalhar nas áreas de ensino e de pesquisa, na elaboração de relatórios e avaliações técnicas em empresas públicas ou privadas, em organizações não governamentais e em outros setores de nossa sociedade em que seus conhecimentos forem necessários”, afirmou.

“O mais importante em qualquer profissão é quando a fazemos por amor. É ele quem torna a profissão duradoura”, conclui entusiasmada a estudante.

Estudantes de Biologia do Câmpus de Porto Nacional durante a aula de Anatonomia Animal Comparada. (Foto: arquivo pessoal)

Pós-graduação

Segundo o Conselho Regional de Biologia (Crbio 4), o estudo da vida exige um grau de especialização tão grande, que a Biologia é um das profissões com maior número de profissionais com pós-graduação nos níveis de mestrado, doutorado e pós-doutorado do país.

A UFT oferece no Câmpus de Porto Nacional o mestrado em Biodiversidade, Ecologia e Conservação. O aluno do mestrado, que foi acadêmico do curso de Biologia da  UFT, Jaderson Roney Gomes de Oliveira, conta que a Universidade oferece oportunidades para quem pretende seguir a carreira acadêmica na UFT. “Para aqueles que saem de uma cidade pequena do interior do estado, como eu, ou até mesmo quem vem de outros estados, essa pode ser a melhor oportunidade para ingressar na profissão desejada”, disse ele.

Jaderson diz para aqueles que pretendem ingressar no curso de Biologia e em seguida fazer um mestrado e seguir com a carreira acadêmica para não desistirem. “Seja na UFT ou em outro lugar, sempre há oportunidade quando queremos algo. O importante é seguir uma profissão na qual nos identificamos e, principalmente, nunca desistir dela”, ressaltou o mestrando.

registrado em:
Fim do conteúdo da página