Nota de Falecimento: Ruy Rodrigues da Silva
A Universidade Federal do Tocantins (UFT) lamenta o falecimento do professor Ruy Rodrigues da Silva, ocorrido na manhã de quinta-feira (27), em Goiânia. Seu corpo será velado em Goiânia, em cerimônia reservada à família e o sepultamento está previsto para às 13h.
Ruy foi reitor da Universidade do Tocantins (Unitins), no período de 1998 a 1999, a convite do governador José Wilson Siqueira Campos. Sua gestão foi marcada pela descentralização do ensino superior, com a implantação de novos câmpus no interior do Estado.
Em junho de 2008 recebeu da Universidade Federal do Tocantins (UFT), instituição que ajudou a criar, o título de ‘Doutor Honoris Causa' atribuído à personalidade que se distinguiram pelo saber ou pela atuação em prol das artes, das ciências, da filosofia, das letras ou do melhor entendimento entre os povos.
Carreira
Teólogo, filósofo, sociólogo, escritor, professor e intelectual, Ruy Rodrigues da Silva dedicou sua vida à educação, à cultura e aos temas ligados à humanidade, tanto no Brasil quanto na Europa e em países da África e na Ásia Oriental, nos 20 anos de exílio político que foi obrigado a cumprir no período da ditadura militar.
Entre as instituições pelas quais esteve constam a Universidade de São Paulo (USP); Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp); a Universidade São Judas Tadeu (USJT); e a União para Formação, Educação e Cultura do ABC (Unifec), todas em São Paulo; no Tocantins atuou na Universidade do Tocantins (Unitins); no Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e na Universidade Federal do Tocantins (UFT).
Rodrigues foi laureado doutor honoris causa em 2008 (Foto: Acervo/Unitins)
Redes Sociais