Serviço de psiquiatria está disponível aos colaboradores do HDT/UFT
Com o propósito de dar suporte para o Serviço de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (SOST) do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT/UFT) de Araguaína (TO), a partir do mês de outubro, os colaboradores podem contar com o serviço de psiquiatria, caso seja detectada a necessidade de acompanhamento com esse especialista. Os interessados devem procurar a enfermeira do trabalho para o agendamento.
Além de disponibilizar o novo serviço, o SOST realizou um bate-papo com o médico Psiquiatra Marcos Superbo, a fim de debater os temas: síndrome de Burnout, depressão e ansiedade. O evento ocorreu nos dias 24 e 25 de outubro, abrangendo a participação de vários grupos de empregados. O encontro inaugura o projeto “ciclo do diálogo com o especialista”, no qual viabiliza reuniões mensais com várias especialidades, abrangendo temas relacionados a saúde, segurança e meio ambiente no trabalho.
Na ocasião, o médico procurou instruir o trabalhador com o objetivo de combater o estigma e o preconceito associados aos transtornos mentais, levando informação correta e atual sobre como compreender os sintomas, procurar tratamento adequado, e assim minimizar o aumento significativo do absenteísmo causado por doenças mentais, como por exemplo a depressão.
A enfermeira do trabalho, Rebeca Saiter disse estar surpresa com o interesse dos participantes, “tudo saiu como idealizamos, o ciclo caracteriza uma forma de roda de conversa, no qual todos tem espaço para compartilhar suas opiniões e vivências. Nosso maior objetivo do primeiro encontro foi mostrar aos empregados que o HDT/UFT é um hospital que se preocupa com a saúde e segurança de cada um, independente da função exercida. O próximo encontro está previsto para final de novembro, e terá novidades”, finalizou.
Redes Sociais