Seminário em Araguaína aborda participação e direito à cidade
Com uma série de palestras sobre temas referentes à cidade e ao exercício da cidadania, começou, na tarde desta sexta-feira (09), em Araguaína, o seminário “Araguaína em Foco: participação e direito à cidade”. Organizado pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), em parceria com a Universidade de Lisboa (IGOT/UL), a Secretaria da Educação, Cultura e Esporte do Tocantins (Seduc) e a Comissão de Direito Urbanístico da OAB/TO, o evento ocorre no auditório da Câmara Municipal de Araguaína.
De acordo com um dos membros da comissão organizadora do evento e também palestrante, professor João Bazolli, o objetivo do Seminário é discutir o tema cidade, tendo como público alvo os alunos de ensino médio de escolas públicas e os presidentes de bairro da cidade de Araguaína. "É de suma importância esse debate para despertar na população do município o interesse pela participação social, fortalecendo, especialmente, a educação à cidadania nos jovens", afirma.
Alguns temas discutidos nas palestras dessa tarde foram: regularização fundiária, planos diretores, instrumentos de gestão participativa e liderança nas relações comunitárias. Além das palestras, o evento contou também com uma mesa-redonda com o tema "as dinâmicas de vivências". Hoje, a programação segue até à noite, com um debate mediado pela professora do curso de Geografia, Kenia Gonçalves Costa. No sábado, pela manhã, haverá mais palestras com a divulgação do projeto "Nós propomos" e os seus campos de interação social, além de outra mesa-redonda, e a divulgação das perspectivas para o "Nós propomos" esse ano. Confira abaixo (quadro) a programação completa deste sábado (10).
10/06 (Sábado) Tema: Projeto “Nós Propomos” |
Redes Sociais