III Seminário Indígena inicia nessa terça e segue até o dia 10 em Palmas
Na manhã desta terça-feira (08), estudantes indígenas e quilombolas, professores e comunidade acadêmica em geral lotaram o Auditório do Bloco IV, no Câmpus de Palmas, para participar da palestra de abertura do “III Seminário indígena: diálogos de saberes”, com o professor da Universidade de Brasília (UnB), José Jorge de Carvalho.
O palestrante dialogou sobre o projeto Encontro de Saberes e as possibilidades de parceria com a UFT. O evento segue até o dia 10 e é realizado pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex), representada pela Direção de Assuntos Comunitários e Ações afirmativas, pelo Grupo de Trabalho Indígena (GTI) e a União dos Estudantes Indígenas do Tocantins (Uneit).
De acordo com a organização, o III Seminário Indígena se caracteriza como uma ação proposta no sentido de estabelecer uma maior proximidade entre os saberes tradicionais e o conhecimento acadêmico. Segundo a organização do evento, as culturas indígenas se deparam com um conhecimento reificado e assentado nos saberes hegemônicos. Estes, dissonantes do conhecimento tradicional, por vezes negam os saberes, as cosmogonias e epistemologias não hegemônicas relegando lugar secundário desses saberes no espaço acadêmico.
O Seminário busca ainda uma ampla participação de acadêmicos e lideranças indígenas, o evento objetiva avaliar as políticas de inserção destes alunos na universidade e discutir estratégias e ações que garantam o diálogo e a troca de saberes.
Confira a programação completa:
8 de maio
8h - Diálogo sobre o projeto Encontro de Saberes: possibilidades de parceria com a UFT
Palestrante: José Jorge de Carvalho
Local: auditório Bloco IV
17h às 18h- Credenciamento
17h às 21h - Feira da Cultura Popular e exposição artístico-cultural
18h - Recepção e Café Coletivo
18h30 - Abertura com Momento cultural
19h - Círculo de abertura: Conferência de abertura: Saberes tradicionais na universidade – desafios da atualidade com José Jorge de Carvalho (Universidade de Brasília)
20h15 - Circulo de debate: Educação e Comunidade: Desafios e perspectivas com Adriano Dias Gomes Karajá (Presidente Conselho Estadual de Educação), Renato Yahé-Krahô, Maria Massarello Nunes (Liderança Atikun) e Maria Alderes Gonçalves Ribeiro (Liderança Kraô-Kanela)
Mediação: Maria Santana Milhomem Wareti (Universidade Federal do Tocantins)
Local: Auditório Bloco IV
09 de maio
8h às 12h- Momento cultural e Feira da Cultura Popular e exposição artístico-cultural
8h30 - Círculo de conversa - Mesa temática: Direitos indígenas: desafios e perspectivas com Álvaro Manzano (Ministério Público Federal), Josimar Sitbró (Conselheiro de Educação Escolar Indígena e Jailson De Brito Oliveira Xerente ( Bacharel em Direito)
Mediação: Acadêmico Hiolo Karajá (Universidade Federal do Tocantins)
Local: auditório Bloco IV
12h às 14h- Almoço
14h às 17h: Oficinas
Local: hall da biblioteca e pista poliesportiva.
19h - Encontro cultural
Local: Prainha
10 de maio
8h às 12h- Feira da Cultura Popular e exposição artístico-cultural
8h30 - Círculo de conversa - Tema: Ser estudante indígena na UFT com Representantes Indígenas: GTI e UNEIT, Representante da União dos Estudantes Indígenas e Álvaro Manzano (Ministério Público Federal)
Mediação: Solange do Nascimento
Lançamento da Cartilha sobre os povos Krahô - Wagner Krahô
Local: auditório Bloco IV
12h às 14h- Almoço
14h30 às 17h - Círculo de encerramento - Tema: Patrimônio Material, Imaterial e o Impacto do Agronegócio na Segurança Alimentar dos Povos Indígenas com Vanessa Xerente (liderança indígena), Wagner Krahô (liderança indígena), Daniel Barbosa (Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutrição) e Luana de Sousa Oliveira (IFTO)
Mediação: Ivan Guarani
Confira mais fotos do evento:
Redes Sociais