Troca de saberes marca o I Seminário de Estudos em Educação, Cultura e Etnodesenvolvimento
No último dia 5 de novembro, o Câmpus de Arraias sediou o I Seminário de Estudos em Educação, Cultura e Etnodesenvolvimento. O evento faz parte das ações planejadas pelos pesquisadores vinculados ao Grupo de Pesquisa Aplicada à Educação e Etnodesenvolvimento (Paranthropus), que acreditam que a educação tem um papel fundamental na integração dos povos tradicionais na sociedade nacional e no desenvolvimento do país.
Entre as propostas do Seminário estava a troca de saberes acadêmicos, com os saberes da tradição, promovida por meio de oficinas de artesanato com capim dourado, cerâmica tradicional, viola caipira, etnografia e o uso da pesquisa autobiográfica. Na programação também tiveram palestras com os professores Augusto Rodrigues da Silva Júnior (UnB), Adriano Castorino (UFT), Crispim Santos (EEAgrícola/Arraias) e Maria Santana Ferreira Milhomem (UFT).
Os participantes também puderam desfrutar de uma Roda de Conversa com alunos representantes das comunidades quilombolas da Lagoa da Pedra, Kaágados, Assentados de Divinópolis e indígenas da comunidade Xerente.
De acordo com os organizadores do evento, essa diversidade na programação permitiu um espaço de diálogo entre pesquisadores, estudiosos e interessados em divulgar e discutir a temática do seminário, na perspectiva de repensar a educação e olhá-la por outra abordagem, ressignificando os conceitos de ensinar e aprendendo em concordância com a diversidade, as etnias, a cultura, e o pluralismo que fazem parte do terreno político do país e do mundo.
Paranthropus
O grupo de pesquisa Paranthropus vem se dedicando a temas como a educação escolar junto a povos tradicionais, ao etnoconhecimento e às estratégias de desenvolvimento que garantam os direitos sociais, culturais, identitários, territoriais, políticos e econômicos destas comunidades.
Os pesquisadores atuam em projetos e ações de extensão, ensino, pesquisa, iniciação científica, orientação, formação docente, entre outros, envolvendo discentes de diferentes níveis de ensino e de diferentes áreas. Dentre as ações planejadas, são executados dois eventos anuais para publicização do trabalho do grupo e o intercâmbio de conhecimentos, um deles foi o Seminário.
Redes Sociais