Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Troca de saberes marca o I Seminário de Estudos em Educação, Cultura e Etnodesenvolvimento
Início do conteúdo da página
Arraias

Troca de saberes marca o I Seminário de Estudos em Educação, Cultura e Etnodesenvolvimento

Escrito por Virgínia Magrin | Publicado: Lunes, 12 Noviembre 2018 12:44 | Última actualización: Lunes, 12 Noviembre 2018 15:52

No último dia 5 de novembro, o Câmpus de Arraias sediou o I Seminário de Estudos em Educação, Cultura e Etnodesenvolvimento. O evento faz parte das ações planejadas pelos pesquisadores vinculados ao Grupo de Pesquisa Aplicada à Educação e Etnodesenvolvimento (Paranthropus), que acreditam que a educação tem um papel fundamental na integração dos povos tradicionais na sociedade nacional e no desenvolvimento do país. 

Entre as propostas do Seminário estava a troca de saberes acadêmicos, com os saberes da tradição, promovida por meio de oficinas de artesanato com capim dourado, cerâmica tradicional, viola caipira, etnografia e o uso da pesquisa autobiográfica. Na programação também tiveram palestras com os professores Augusto Rodrigues da Silva Júnior (UnB), Adriano Castorino (UFT), Crispim Santos (EEAgrícola/Arraias) e Maria Santana Ferreira Milhomem (UFT).

Mesa de aberturaMesa de abertura

Os participantes também puderam desfrutar de uma Roda de Conversa com alunos representantes das comunidades quilombolas da Lagoa da Pedra, Kaágados, Assentados de Divinópolis e indígenas da comunidade Xerente.

De acordo com os organizadores do evento, essa diversidade na programação permitiu um espaço de diálogo entre pesquisadores, estudiosos e interessados  em divulgar e discutir a temática do seminário, na perspectiva de  repensar a educação e olhá-la por outra abordagem, ressignificando os conceitos de ensinar e aprendendo em concordância com a diversidade, as etnias,  a cultura, e o pluralismo que fazem parte do terreno político do país e do mundo.

Paranthropus

O grupo de pesquisa Paranthropus vem se dedicando a temas como a educação escolar junto a povos tradicionais, ao etnoconhecimento e às estratégias de desenvolvimento que garantam os direitos sociais, culturais, identitários, territoriais, políticos e econômicos destas comunidades.

Os pesquisadores atuam em projetos e ações de extensão, ensino, pesquisa, iniciação científica, orientação, formação docente, entre outros, envolvendo discentes de diferentes níveis de ensino e de diferentes áreas. Dentre as ações planejadas, são executados dois eventos anuais para publicização do trabalho do grupo e o intercâmbio de conhecimentos, um deles foi o Seminário.

registrado em:
marcador(es): Arraias,Home
Fim do conteúdo da página