Cooperação entre Governo do Tocantins e UFT busca fortalecer atendimento psicológico em tempo de pandemia
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), assinou nesta terça-feira, 16, termo de cooperação técnica com a Universidade Federal do Tocantins (UFT), com a finalidade de garantir a prestação de atendimento de psicologia para professores, orientadores educacionais e estudantes da rede estadual de ensino.
A parceria é parte do Programa ‘Olhar Atento’, lançado na segunda-feira, 15, que, além do atendimento psicológico, oferecerá cursos online com certificação gratuita, palestras, e outras ferramentas que proporcionarão apoio socioemocional necessário, neste período e após a pandemia.
De acordo com a titular da Seduc, Adriana Aguiar, o atual cenário em que estamos inseridos exige a prática de novas estratégias para o desenvolvimento da educação: “É um momento que não esperávamos e, por isso, estamos sujeitos a não saber lidar com as situações adversas. O nosso objetivo com esta parceria é garantir e ofertar formações aos orientadores educacionais das unidades e ensino”, ressaltou.
O reitor da Universidade Federal do Tocantins, Luís Eduardo Bovolato, destacou a importância do trabalho integrado de todas as instâncias da educação. “Este é um momento propício para uma interação mútua entre as instituições e essa parceria, além de fundamental para os professores e estudantes, é fundamental para a percepção da educação como um conjunto, que integra da educação básica ao ensino superior”, ponderou.
Já a pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da UFT, professora Maria Santana Milhomem, afirmou que a parceria é importante para o fortalecimento da política da universidade. “Enquanto instituição pública de ensino, é parte da nossa política esse contato com a comunidade que, por meio desse termo, se efetiva em relação aos profissionais da educação da rede estadual de ensino e aos estudantes”, pontuou.
Ações e Práticas
Dentro da proposta, a Seduc irá disponibilizará espaço no site da Pasta (www.seduc.to.gov.br) para a realização de atendimento psicológico, bem como fará a divulgação de cartilhas baseadas em evidências científicas, sob o monitoramento do coordenador do projeto, o professor doutor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Ladislau Ribeiro do Nascimento, auxiliando na divulgação de ações e dos materiais de orientação de enfrentamento do mal-estar psicológico em tempos de pandemia.
Já a UFT ofertará escutas qualificadas por meio de rodas de conversa em espaço virtual e produzirá o conteúdo da cartilha, assim como realizará o monitoramento do trabalho com os professores e estudantes. Durante o período de vigência do termo, que encerrará em dezembro de 2020, será desenvolvido o projeto “Psicologia e educação no enfrentamento do sofrimento psicossocial em tempos de pandemia”, que tem início logo após a assinatura.
A cada mês, e ao final de cada trimestre, será feita uma análise dos indicadores de sucesso do Plano de Trabalho (bem estar psicossocial de pessoas fragilizadas, conscientização em tempos de crise, fortalecimento do diálogo entre psicologia e educação).
Redes Sociais