Projeto de Acolhimento Psicoemocional atende familiares de servidores e discentes do câmpus de Araguaína
O Setor de Ações em Saúde do Câmpus de Araguaína iniciou, no primeiro semestre de 2020, o Projeto de Acolhimento Psicoemocional que tem por objetivo oferecer uma escuta qualificada, empática e pautada no bem-estar psicossocial de todos os servidores, discentes e terceirizados, sobretudo aqueles que, em decorrência da pandemia, têm enfrentado problemas psíquicos e emocionais.
As atividades são conduzidas pelo psicólogo do câmpus, Edilson Barros de Macedo, e alunos do último período do curso de Psicologia da Faculdade Católica Dom Orione (FACDO). Inicialmente, os atendimentos eram feitos individualmente e online e, no final do ano de 2020, foram ampliados para a modalidade grupal e presencial, seguindo todas as medidas sanitárias. Agora em 2021, o projeto passará a ofertar os atendimentos individualmente e presencial e/ou online, e as atividades psicológicas se estendem também para os familiares de primeiro e segundo grau.
“Durante o desenvolvimento do projeto foi averiguado um aumento significativo de pessoas em situação de sofrimento psíquico e carentes de um amparo psicoemocional, sendo que tais situações não restringiam somente à comunidade discente e aos servidores, mas também a seus familiares. Assim sendo, o projeto vem ao encontro de uma inegável demanda e com o intuito de ofertar um espaço de acolhimento, amparo e suporte psicológico, sobretudo para aqueles que, em decorrência da pandemia, têm vivenciado de forma reiterada experiência regada a sofrimento psicológico.”, conta Macedo.
As inscrições estão abertas até o final do semestre 2021/1. Os servidores e discentes do Câmpus que tem interesse em participar do projeto, devem fazer a sua inscrição através do formulário.
Redes Sociais