Professor Freud Romão (UFNT) celebra conclusão do doutorado em Portugal
O professor Freud Romão, do Câmpus da UFNT em Araguaína, concluiu - na última quinta-feira (2) - seu doutoramento na Universidade da Beira Interior, em Covilhã, Portugal. O docente é do colegiado do curso de Matemática e a tese abordou o "Espaço escolar de formação docente e trabalho docente formativo: Conceitos e fundamentação".
De acordo com as informações enviadas pelo Câmpus, o trabalho doutoral teve foco na formação de professores realizada no espaço produzido pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) nas escolas em Araguaína. Como fruto, a pesquisa propôs o conceito de Espaço Escolar de Formação Docente e de Trabalho Docente Formativo. A defesa da tese ocorreu na modalidade de webconferência, ou seja, no formato remoto.
Ainda conforme as informações, a investigação do trabalho de doutoramento explicitou conceitos e princípios da Teoria Histórico Cultural (THC) de Vigotski e seus colaboradores para fundamentar a formação de professores realizadas no espaço escolar, explicitando a potencialidade da escola como local de formação docente. Romão, durante o período de doutoramento, teve um tempo de vivência acadêmica na Universidade de Ostroh, na Ucrânia, onde foi possível ter contato com escolas, nas quais são adotados elementos da THC para fundamentar a formação e o trabalho docente. O trabalho provocou ótimos debates, discussões pertinentes à temática, e foi aprovado pela banca avaliadora.
Redes Sociais