Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Professora da UFT participa do Festival de Fotografia do Sertão Central
Início do conteúdo da página

Professora da UFT participa do Festival de Fotografia do Sertão Central

Escrito por Virgínia Magrin | Publicado: Lunes, 16 Mayo 2022 10:16 | Última actualización: Lunes, 16 Mayo 2022 10:22

Com o tema “Sertão Encantado - Lutas e Resistências”, será realizado entre os dias 25 a 28 de maio de 2022, nas cidades de Quixadá e Quixeramobim, no estado do Ceará, o Festival de Fotografia do Sertão Central – QXAS. A artista visual e professora do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade (PPGComs) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Amanda Leite é presença confirmada no evento.

A participação da professora Amanda deriva dos processos de pesquisa e de produção artística que ela realiza há mais de 15 anos em suas aulas e ações de extensão dentro do grupo de pesquisa e prática fotográfica Coletivo 50 graus, vinculado à UFT. Mais de 41 artistas de todo o Brasil participam da ação durante o Festival, que irá ocupar com fotografias, no formato de lambe-lambe, e com projeção de vídeos, o espaço da Casa do Saberes Cego Aderaldo em Quixadá (CE).

 “Integrar o festival Qxas ao lado de artistas tão importantes da cena contemporânea é maravilhoso! Estou feliz em levar a fotografia ao encontro de outros olhares e convidar o público ao exercício de um olhar. Além disso, dar visibilidades aos resultados de pesquisas que venho desenvolvendo em torno da fotografia na UFT é um movimento necessário e muito instigante. Poder circular em grandes festivais como este também é um reconhecimento da produção artística e educativa que tenho realizado” afirma a professora-artista.

O Festival

O evento busca reunir fotografias e vídeos que narram a diversidade de quem resiste e insiste em fazer a vida brotar cotidianamente no Sertão e em outros territórios. Narrativas visuais que deem visibilidade à pluralidade de modos de existir, com profundo respeito às trajetórias humanas. Gênero, raça, etnia, classe, meio ambiente e tantos outros aspectos sociais podem ser investigados visualmente, entre o real e o ficcional, entre o documento e a imaginação.

Para isso, o Festival deseja pensar a poética presente desde “o chão rachado pela seca e o verde que enfeita a paisagem” entendendo que cabem muitas imagens sobre o tempo e a vida que se fazem e refazem na resistência cotidiana do Sertão.

Programação

O Festival será transmitido através de lives abertas ao público, com todas as ações realizadas durante os dias 25 a 28 de maio. Além de abrir a Casa dos Saberes à visitação presencial de forma gratuita, para quem quiser acompanhar a exposição de perto nas cidades de Quixadá e Quixeramobim (CE).

Para mais informações basta acessar o Instagram do Festival:  https://www.instagram.com/festivalqxas/

Amanda Leite

Professora na Universidade Federal do Tocantins (UFT), fotógrafa e artista visual, Amanda Leite atua como pesquisadora e explora vestígios e rastros em paisagens fabuladas investigando outros modos de ver e de pensar a fotografia contemporânea. Neste movimento, a noção de fotografia expandida interessa, por isso, usa de diferentes técnicas, dispositivos e suportes de modo a explorar processos criativos experimentais.

Seu trabalho pode ser acompanhado no Instagram @amandampleite, ou no site www.amandaleite.com.br.

registrado em:
Fim do conteúdo da página