Professora da UFT participa do Festival de Fotografia do Sertão Central
Com o tema “Sertão Encantado - Lutas e Resistências”, será realizado entre os dias 25 a 28 de maio de 2022, nas cidades de Quixadá e Quixeramobim, no estado do Ceará, o Festival de Fotografia do Sertão Central – QXAS. A artista visual e professora do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade (PPGComs) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Amanda Leite é presença confirmada no evento.
A participação da professora Amanda deriva dos processos de pesquisa e de produção artística que ela realiza há mais de 15 anos em suas aulas e ações de extensão dentro do grupo de pesquisa e prática fotográfica Coletivo 50 graus, vinculado à UFT. Mais de 41 artistas de todo o Brasil participam da ação durante o Festival, que irá ocupar com fotografias, no formato de lambe-lambe, e com projeção de vídeos, o espaço da Casa do Saberes Cego Aderaldo em Quixadá (CE).
“Integrar o festival Qxas ao lado de artistas tão importantes da cena contemporânea é maravilhoso! Estou feliz em levar a fotografia ao encontro de outros olhares e convidar o público ao exercício de um olhar. Além disso, dar visibilidades aos resultados de pesquisas que venho desenvolvendo em torno da fotografia na UFT é um movimento necessário e muito instigante. Poder circular em grandes festivais como este também é um reconhecimento da produção artística e educativa que tenho realizado” afirma a professora-artista.
O Festival
O evento busca reunir fotografias e vídeos que narram a diversidade de quem resiste e insiste em fazer a vida brotar cotidianamente no Sertão e em outros territórios. Narrativas visuais que deem visibilidade à pluralidade de modos de existir, com profundo respeito às trajetórias humanas. Gênero, raça, etnia, classe, meio ambiente e tantos outros aspectos sociais podem ser investigados visualmente, entre o real e o ficcional, entre o documento e a imaginação.
Para isso, o Festival deseja pensar a poética presente desde “o chão rachado pela seca e o verde que enfeita a paisagem” entendendo que cabem muitas imagens sobre o tempo e a vida que se fazem e refazem na resistência cotidiana do Sertão.
Programação
O Festival será transmitido através de lives abertas ao público, com todas as ações realizadas durante os dias 25 a 28 de maio. Além de abrir a Casa dos Saberes à visitação presencial de forma gratuita, para quem quiser acompanhar a exposição de perto nas cidades de Quixadá e Quixeramobim (CE).
Para mais informações basta acessar o Instagram do Festival: https://www.instagram.com/festivalqxas/
Amanda Leite
Professora na Universidade Federal do Tocantins (UFT), fotógrafa e artista visual, Amanda Leite atua como pesquisadora e explora vestígios e rastros em paisagens fabuladas investigando outros modos de ver e de pensar a fotografia contemporânea. Neste movimento, a noção de fotografia expandida interessa, por isso, usa de diferentes técnicas, dispositivos e suportes de modo a explorar processos criativos experimentais.
Seu trabalho pode ser acompanhado no Instagram @amandampleite, ou no site www.amandaleite.com.br.
Redes Sociais