Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Reitor da UFT e embaixador do Japão se reúnem para discutir parcerias
Início do conteúdo da página
COOPERAÇÃO INTERNACIONAL

Reitor da UFT e embaixador do Japão se reúnem para discutir parcerias

Escrito por Gihane Scaravonatti | Publicado: Martes, 07 Junio 2022 12:26 | Última actualización: Martes, 07 Junio 2022 15:01

Na última sexta-feira (03), a Universidade Federal do Tocantins (UFT) recebeu a visita do embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi, acompanhado de dois outros diplomatas da Embaixada Japonesa, Hiroyuki Suzuki e Yasunori Mori. Eles foram recebidos pelo reitor, Luis Eduardo Bovolato, em seu gabinete, no novo prédio da Reitoria. Participaram, também, do encontro o vice-reitor, Marcelo Leineker; a pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários, Maria Santana; o pró-reitor de Administração e Finanças, Carlos Alberto Junior; o coordenador do Centro de Pesquisa Canguçu, Renato Torres; o diretor de Pesquisa, Thiago Nilton; o coordenador do curso de Relações Internacionais, Fernando Camargo; o diretor do Câmpus de Palmas, Moisés Neto; e o presidente da Associação Cultural Nipo Brasileira do Tocantins, Nelson Kazuo Nakamura.

Encontro sinaliza parcerias para o ensino, pesquisa e extensão

A vinda dos diplomatas sinaliza, de forma muito positiva, uma intenção de parceria com a instituição, no âmbito do ensino, pesquisa e extensão. “O objetivo principal é fortalecer laços com a Universidade, sobretudo no setor da pesquisa, e, ainda, ampliar a divulgação da cultura japonesa. Também, viemos apresentar possibilidades de bolsas de intercâmbio para os estudantes da UFT”, pontuou o embaixador.

Para o reitor, o encontro foi muito bem-vindo e deve resultar em parcerias: “tivemos a oportunidade de destacar o potencial da UFT, para iniciarmos a construção desta aproximação. Terminamos o encontro com otimismo em relação às possibilidades de cooperação. De pronto, e atendendo a um pedido da Embaixada, acredito que logo possamos implementar uma turma, na UFT, para o ensino da língua japonesa. É uma parceria, no geral, promissora para ambos e podemos aprender muito com o povo japonês, uma nação irmã”, destacou Bovolato.

Fernando Camargo, coordenador do curso de Relações Internacionais, do Câmpus de Porto Nacional, frisou a importância desta oportunidade de uma interlocução direta com o embaixador: “nossos docentes e alunos têm desenvolvido muitos projetos, mas, de modo generalista. Queremos ampliar os acordos bilaterais de cooperação para o curso de Relações Internacionais, e esta oportunidade de dialogar com a Embaixada japonesa é excelente para o tipo de acordo que buscamos”.

Também, o presidente da Associação Cultural Nipo Brasileira do Tocantins viu o resultado do encontro com satisfação: “Nós, da Associação, por vezes temos dificuldade para realizar o festival anual que divulga a nossa cultura, por falta de local para esse evento. A UFT se mostrou receptiva à realização de nosso festival. Ficaríamos felizes em poder trazer a cultura japonesa para dentro da Universidade”, afirmou Nakamura.

 
Embaixador recebe produtos desenvolvidos por mulheres em projeto de extensão

Na ocasião da visita do embaixador do Japão, a pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários, Maria Santana Ferreira dos Santos Milhomem, presentou Teiji Hayashi com produtos desenvolvidos por mulheres tocantinenses ao longo das oficinas do projeto de extensão “Qualificação das Mulheres no Tocantins”. Entre os produtos, estavam doces típicos, artesanato local, biojoias confeccionadas com sementes e pedras regionais, além do licor de limão do Cerrado, servido a todos, ao final da reunião, para degustação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

registrado em:
marcador(es): Home
Fim do conteúdo da página