Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus de Gurupi reinstala Estação Meteorológica do INMET
parceria

Câmpus de Gurupi reinstala Estação Meteorológica do INMET

Escrito por Ascom Câmpus de Gurupi | Edição: Gihane Scaravonatti | Publicado: Sábado, 05 Noviembre 2022 21:40 | Última actualización: Sábado, 05 Noviembre 2022 21:40

Câmpus de Gurupi reinstala Estação Meteorológica do INMET (Foto: Câmpus de Gurupi/divulgação)O Câmpus de Gurupi renovou a parceria com o Instituto Nacional de Meteorologia  (INMET) e, a partir disso, reinstalou, no Câmpus, a Estação Meteorológica do INMET. A finalidade da ação conjunta é melhorar a qualidade da coleta de dados meteorológicos para a cidade e a região Sul do Tocantins.

Segundo o professor Everton Alves Rodrigues Pinheiro, do colegiado de Agronomia, o equipamento contém sensores que coletam dados do tempo para compor o histórico de clima da região. "Os dados coletados são de temperatura do ar, umidade relativa do ar, ponto de orvalho, pressão atmosférica, velocidade do vento, radiação solar e chuva. É a partir desse histórico de dados que se pode observar e simular, com maior grau de certeza, as variações climáticas", explica o professor, que é um dos coordenadores do espaço.

O diretor do Câmpus, Rodrigo Tavares, comemora o fato de a UFT colaborar com o desenvolvimento da região, uma vez que esses dados são estratégicos para a tomada de decisão em diversos setores da sociedade, sendo essenciais, por exemplo, em pesquisas científicas e para o planejamento agrícola. "Com a reinstalação, buscamos um espaço mais apropriado e investimos em uma nova estrutura, para garantir melhores condições de acesso e de trabalho aos envolvidos nas atividades", destaca o diretor.

Outro apontamento importante é que os dados, horários e outras informações da Estação Meteorológica podem ser utilizados pelo cidadão, gratuitamente, podendo ser acessados, a qualquer tempo, pelo endereço: http://vitral.inmet.gov.br/mob.html

marcador(es): Gurupi,Home