Dia mundial de Conscientização sobre o Autismo é tema de encontro online no Câmpus de Gurupi
Na próxima quinta-feira, 06 de abril, a comunidade acadêmica do Câmpus de Gurupi promoverá uma roda de conversa sobre o tema: "Autismo na vida adulta: desafios e possibilidades", na programação de visibilidade sobre o TEA (Transtorno do Espectro Autista). O encontro acadêmico será transmitido ao vivo pelo canal no Youtube da Universidade Federal do Tocantins, Câmpus de Gurupi, a partir das 10h, e contará com um bate-papo com pessoas com autismo, familiares e profissionais da área.
Segundo a tradutora intérprete de Libras, Viviane Eliara Araújo, o mês de abril é dedicado à visibilidade do autismo, visando promover a inclusão e aceitação das pessoas com TEA: “Embora muitas vezes seja associado a crianças, o autismo é uma condição que dura a vida toda, afetando pessoas de todas as idades. Queremos, enquanto Universidade Federal, colaborar com os desafios no que diz respeito à independência social, como compreender certas interações e regras sociais, já que podem precisar de ajuda para se relacionar com outras pessoas”, explica Viviane que é Chefe da Divisão de Estágio e Assistência Estudantil do Câmpus de Gurupi.
Já o diretor do Câmpus, professor Rodrigo Tavares, enfatiza que a UFT se preocupa com pautas que envolvem a conscientização e compreensão sobre a aceitação das diferenças entre as pessoas na sociedade: “Acreditamos na troca contínua de informações. Toda grande universidade faz essa ligação com a sociedade, nossos espaços físicos e virtuais estão sempre à disposição para conversas e debates nas áreas de interesse coletivo”, convida o diretor.
Palestrantes confirmados:
Flávia Silva Neves - Doutora em Processos de Desenvolvimento Humano pela Universidade de Brasília - UnB. Psicóloga da Universidade Federal do Tocantins (UFT).
Frínea Andrade - Psicóloga. Especialista em Transtorno do Espectro do Autismo e Especialista em Análise do Comportamento Aplicada.
Rosa Helena Ambrosio de Carvalho - Mãe atípica, fundadora da Associação Anjo Azul, advogada especializada no autismo e na pessoa com deficiência e, atualmente, atua na Superintendência da Pessoa com Deficiência em Palmas, Tocantins.
Ana Paula Pires - Mãe neurodiversa. Servidora pública. Especializanda em Autismo.
Anne Quiangala - Idealizadora do Preta, Nerd & Burning Hell – um blog sobre #nerdiandade Preta e Feminista (2014 até o presente), marvete do tipo insider. Mestra em literatura pela UnB, doutoranda em estudos do horror negro. Estuda atualmente o discurso do horror escritos por mulheres negras.
Cátia Bensoussan - Autista, mulher, mãe e nordestina. Diagnosticada tardiamente hoje é militante da causa e dona do perfil @umanordestinaautista
Redes Sociais