Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Curso de Jornalismo participa de Encontro Nacional da ABEJ
Início do conteúdo da página
Evento

Curso de Jornalismo participa de Encontro Nacional da ABEJ

Escrito por Giovanna Brito | Edição: Glenda Barros | Foto: Erivam de Oliveira | Publicado: Miércoles, 10 Mayo 2023 15:17 | Última actualización: Miércoles, 10 Mayo 2023 15:17

O 22º Enejor ocorreu em Manaus e teve trabalho do Curso de Jornalismo da UFT entre os melhores

Futuro da profissão do jornalista é debatido no 22º Enejor (Foto: Erivam de Oliveira)

A Universidade Federal do Tocantins (UFT) obteve destaque em sua participação no 22º Encontro Nacional de Ensino de Jornalismo (Enejor), realizado entre os dias 25 e 28 de abril na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), em Manaus. O evento teve como tema central ''Ciência e meio ambiente: urgências para o ensino de jornalismo'' e reuniu pesquisadores renomados em torno de debates cruciais para pensar o futuro da profissão em nosso país. 

As professoras representantes da UFT participaram de mesas-redondas, palestras e apresentações de trabalhos científicos, que abordaram temas diversos, como ética jornalística, diversidade, tecnologia, ensino a distância e desafios do mercado de trabalho. Além disso, também puderam trocar experiências com outros participantes e conhecer de perto as tendências e demandas do mercado de Jornalismo.

Em meio às mesas temáticas, que foram transmitidas ao vivo pelo Portal da Ciência e pela ABEJ, houve sessões de grupos de pesquisa para docentes e grupos de trabalho para acadêmicos, onde a UFT se destacou. No GP Produção Laboratorial - Eletrônicos e Impressos, a professora Valquíria Guimarães apresentou, em parceria com a jornalista e egressa da UFT Karine de Souza Santos, o trabalho “Por elas e para elas: pautas femininas nas ondas do rádio”. A qualidade do material desenvolvido e o impacto positivo foram reconhecidos pelo júri, que concedeu ao trabalho Menção Honrosa e indicação para publicação do artigo na Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo (REBEJ).

Para a professora, a participação no Enejor é fundamental para se atualizarem e conhecerem as tendências do mercado de trabalho. "O Enejor é um espaço importante para termos contato com profissionais da área, com outras universidades e para debater as questões mais relevantes do jornalismo atual", afirmou.

Com o tema central voltado para o meio ambiente e a ciência, a escolha de Manaus como sede do 22º Enejor mostrou-se altamente significativa. “Não teria melhor local para essa pauta. Ficamos muito felizes porque conseguimos reunir uma diversidade de falas, olhares e perspectivas, porém com o mesmo objetivo: defesa do ensino de jornalismo, bem como do papel da profissão e do jornalista para a democracia”, declarou a atual presidenta da ABEJ e também professora do Curso de Jornalismo, Marluce Zacariotti.

 

Prêmio ABEJ de Personalidade de Destaque no Ensino de Jornalismo

Após a solenidade de encerramento do evento, foi realizada a entrega do prêmio ABEJ de Personalidade de Destaque no Ensino de Jornalismo. A quarta edição do Prêmio foi concedida à professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Sandra de Deus. O prêmio é concedido anualmente pela ABEJ, como forma de valorizar a atuação de pessoas que tenham se destacado na contribuição significativa no ensino de Jornalismo durante o ano e no acumulado da carreira acadêmica.

 

Sobre o Enejor

O 22º Enejor foi organizado pelo Grupo de Pesquisa Trokano da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal do Amazonas (FIC/UFAM) e pela Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (ABEJ). O evento contou com 375 inscritos, 59 trabalhos aprovados para apresentações nos Grupos de Pesquisa e no Grupo de Trabalho, seis oficinas voltadas para estudantes e 3 minicursos destinados à formação continuada de docentes dos cursos de Jornalismo. 

 
registrado em:
marcador(es): Home,Jornalismo
Fim do conteúdo da página