Convênio com a UFT possibilitará a elaboração da Planta Cartográfica de Cristalândia (TO)
Na manhã desta quarta-feira (24), ocorreu no prédio da Reitoria da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus de Palmas, a assinatura do termo de convênio para a elaboração da Planta Cartográfica Georreferenciada da Área Urbana da cidade de Cristalândia (TO), firmado entre a Universidade, o Instituto de Atenção às Cidades (IAC) e a Prefeitura de Cristalândia. O projeto terá a parceria da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto).
De acordo com o coordenador do projeto, Renato Silva Reis, o trabalho de elaboração da planta cartográfica georreferenciada da cidade é a ferramenta base para os processos de regularização fundiária urbana do município e possibilita que outras ações de planejamento sejam realizadas, como planos diretores ou cadastros multifinalitários.
Assim, em primeiro momento, o trabalho se concentrará no geoprocessamento de imagem de alta resolução para a identificação dos limites dos imóveis urbanos. “A previsão é que em seis meses a planta cartográfica esteja realizada. Primeiramente, a equipe de pesquisadores fará um diagnóstico da ocupação para identificar como ocorreu o processo de ocupação na cidade. Posteriormente, será desenvolvida a planta cartográfica, que é uma representação de como as ocupações e limites ocorrem na realidade de hoje", comenta Renato, o arquiteto que coordena o projeto.
Dentre as etapas do projeto, os pesquisadores irão construir uma ferramenta de apoio fundamental para que o processo de regularização ocorra, o que possibilitará a entrega do título de propriedade à população e garantirá, além da posse do imóvel, a dignidade ao morador.
Estiveram presentes para a assinatura, o reitor da UFT, Luís Eduardo Bovolato; o prefeito de Cristalândia, Big Jhow; o diretor-geral da Fapto, Léo Araújo; o presidente-diretor do Instituto de Atenção às Cidades (IAC), professor Dr. Humberto Xavier; o coordenador geral do projeto, o arquiteto Renato Silva Reis; o coordenador técnico do projeto, o arquiteto Pedro Igor Galvão, entre outras autoridades.
Redes Sociais