Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus de Gurupi participa da 49ª ExpoGurupi: inovação, educação e ciência impulsionam o agronegócio local
UFT na ExpoGurupi

Escrito por Victor Lima , Ascom Câmpus de Gurupi | Publicação: Ana Alice Damaceno | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Lunes, 06 Mayo 2024 11:21 | Última actualización: Lunes, 06 Mayo 2024 13:24

O Câmpus da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em Gurupi, destacou-se na 49ª Exposição Agropecuária de Gurupi, consolidando sua relevância no cenário acadêmico e agropecuário da região. O evento, que ocorreu entre os dias 30 de abril  e 05 de maio, contou com a participação ativa da comunidade acadêmica e de estudantes da rede pública de ensino, em um esforço conjunto para divulgar os cursos oferecidos pela instituição.

A presença da UFT foi marcada pela participação de docentes, técnicos administrativos e estudantes de todos os cursos do Câmpus. O espaço cedido pelo Sindicato Rural de Gurupi permitiu à universidade interagir diretamente com o público, promovendo e divulgando seus programas educacionais, projetos de pesquisa, extensão e os cursos da instituição.

Durante o evento, a diretora do Câmpus, professora Niléia Cristina da Silva, ressaltou a importância da integração entre a Universidade e a comunidade local. "Estamos aqui não apenas para apresentar nossos cursos, mas também para estabelecer vínculos sólidos com os produtores rurais e demais agentes do setor agropecuário. O Câmpus de Gurupi está comprometido em contribuir para o desenvolvimento da região", destacou a diretora.

O vice-diretor, professor Taciano Peres Ferreira, enfatizou o papel da universidade na promoção do conhecimento científico. "Nossos professores e estudantes estão engajados em pesquisas que têm impacto direto na produtividade e na qualidade dos produtos agropecuários. Eventos como este são oportunidades valiosas para compartilharmos nossos conhecimentos e experiências", afirmou.

Além da exposição dos cursos, a UFT teve uma participação proeminente no circuito de palestras promovido pelo Sindicato Rural, pelo FAET/SENAR e por empresas privadas do agronegócio. Destaca-se a palestra do professor Rubens Ribeiro Silva, que simplificou a ciência do solo para produtores, autoridades, empresários e estudantes. A contribuição dos professores da UFT reforça o compromisso da instituição com a transferência de tecnologia e conhecimento para o setor produtivo.

A presença da UFT na 49ª Exposição Agropecuária de Gurupi reforçou seu papel como agente transformador na região, conectando a academia às demandas e desafios do setor agropecuário local. A universidade reafirma seu compromisso com o desenvolvimento regional e a promoção da educação e da pesquisa voltadas para o agronegócio.