Página inicial > Últimas Notícias > Provas do Vestibular UFT/UFNT 2023/2 são realizadas neste domingo, (30)
Vestibular UFT/UFNT 2023/2

Provas do Vestibular UFT/UFNT 2023/2 são realizadas neste domingo, (30)

Por Joice Danielle Nascimento | Publicado: Domingo, 30 de Abril de 2023, 23h55 | Última atualização em Segunda, 01 de Mai de 2023, 00h53

Neste domingo, 30 de abril, foram realizadas as provas dos Vestibular UFT/UFNT 2023/2. As avaliações foram aplicadas nas cidades de Palmas, Araguaína, Gurupi, Arraias, Miracema, Porto Nacional e Tocantinópolis, nos períodos da manhã e tarde. O tema da redação foi “Individualismo e seus reflexos nas relações interpessoais  na sociedade brasileira”. Segundo balanço divulgado pela Comissão Permanente de Seleção (Copese), no final da tarde deste domingo, dos 8.414 candidatos inscritos nos processo seletivo, mais de 2 mil candidatos deixaram de comparecer nas duas etapas das provas do vestibular. A taxa de abstenção geral foi de  24,73% no período da manhã e de 25,61% no período da tarde.

As impressões deixadas pelas provas foram bem positivas, de acordo com a perspectiva dos candidatos que compareceram aos locais de prova. Thiago Guedes, que prestou o vestibular para o curso de Engenharia Civil, no Câmpus da UFT em  Palmas, fez uma avaliação geral das provas: “A minha impressão sobre o tema da redação foi muito boa. Eu estava esperando um tema um pouquinho menos amplo e o tema foi bastante amplo. Já sobre a prova de Linguagens e a prova de Inglês, eu achei a prova de Linguagens um pouquinho mais difícil mas a prova de Inglês estava mais fácil do que a do ano passado. Sobre a prova de Matemática, achei mais difícil do que a do ano passado e sobre Ciências da Natureza e Humanas, eu achei a de Humanas muito tranquila, mas Natureza achei um pouco complicada”.

Lioneza Marques da Silva, de Guaraí, município tocantinense que fica a aproximadamente 200km de Palmas,  prestou o vestibular para Medicina pela segunda vez. De acordo com ela, a prova superou as suas expectativas. “O tema da redação foi ótimo, a prova estava muito boa, principalmente a etapa da manhã. A tarde foi um pouquinho mais complicada, mas nada que não fosse possível de resolver. Eu teria me saído melhor se não fosse algumas gafes que eu cometi ao passar as respostas para o gabarito, erro meu. Mas acredito que eu não fui muito mal não”.

Quem também fez um balanço do dia de provas foi Gabriel Henrique de Souza, vestibulando de Paraíso do Tocantins. Ele, que prestou vestibular para Arquitetura e Urbanismo, destacou que a prova da UFT tem o mesmo padrão do Enem: “ A prova em si, foi uma prova que eu achei muito qualificada. Fiz o Enem no ano passado e para mim, a prova da UFT está na mesma altura, principalmente as questões de Biologia, elas estão no mesmo nível. Eu espero que eu tenha me saído bem, para que, se Deus quiser, em agosto eu esteja aqui como aluno, cursando minha Arquitetura”.

Agora, os candidatos devem ficar atentos às informações divulgadas na página da Copese. A publicação das provas e dos gabaritos provisórios está prevista para esta segunda, 1° de maio, a partir das 17h. Já a  data provável para a publicação dos gabaritos definitivos é 15 de maio. O resultado final do processo seletivo deve ser publicado no dia 14 de junho de 2023.

Confira alguns registros do dia de provas